11 de fevereiro de 2025
Solenidade ocorreu no Centro de Eventos em Brasília, onde foi entregue o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização / Foto: Reprodução
S.S. PARAÍSO – O prefeito Marcelo Morais, de São Sebastião do Paraíso, recebeu na tarde de segunda-feira,10, em nome do município, o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização na categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), reconhecendo os esforços do município em garantir o direito à alfabetização.
A cerimônia ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) , em Brasília e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Morais destacou que “é um motivo de muito orgulho e alegria compartilhar esta alegria com cada um que tem nos ajudado a fazer uma educação de qualidade e uma cidade voltada para o desenvolvimento em todos os setores, graças a união de todos que tem nos apoiado”, disse.
O Selo de Alfabetização foi estabelecido a partir da coleta, sistematização e avaliação de evidências objetivas das ações realizadas pelas secretarias de educação. A concessão foi baseada em pontuações e dividida em três categorias: Bronze, Prata e Ouro. No caso de São Sebastião do Paraíso, a assessora pedagógica e articuladora municipal, Elenir Novaes, foi responsável pela inscrição e pelo envio da documentação necessária para avaliação. Ela destacou que os investimentos e o apoio da Administração Municipal, liderada pelo prefeito Marcelo Morais, foram fundamentais para alcançar esse resultado.
São Sebastião do Paraíso recebeu o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização na categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), reconhecendo os esforços do município em garantir o direito à alfabetização. A conquista resultou de ações lideradas pela assessora pedagógica Elenir Novaes, com apoio da Administração Municipal, do secretário de Educação, Lucas Cândido, e da dedicação dos profissionais da rede municipal de ensino. Prefeito Marcelo Morais destacou que o selo reflete o compromisso da gestão com a educação de qualidade, sendo um marco para a valorização do município no cenário educacional.
Quanto ao anúncio de que o município foi contemplado, o secretário de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, destacou com satisfação o resultado após enfrentar desafios no período de pandemia e superar vários outros obstáculos. “Tivemos a certeza de que estamos no caminho certo, realizando um trabalho de qualidade que agora foi avaliado e reconhecido pelo MEC. Esse mérito é de toda a equipe de profissionais da nossa rede municipal de Educação”, destacou Lucas.
A premiação deveria ter ocorrido em dezembro do ano passado, mas precisou ser adiada em função do presidente Lula querer participar da solenidade, mas que naquela oportunidade estava impedido devido a estar recuperando a saúde.
O Selo Ouro é um reconhecimento concedido pelo MEC em parceria com a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). Neste ano, ao todo, 2.592 municípios receberam o Selo Ouro, enquanto 1.062 foram contemplados com o Selo Prata e 533 com o Selo Bronze. Segundo o MEC, a premiação reflete o esforço conjunto de secretários de educação, gestores e professores, destacando práticas de excelência em educação em todo o país.