Destaques Saúde

Paraíso realiza mutirão de contra dengue neste sábado

29 de janeiro de 2025

Além do mutirão neste sábado, o Controle de Zoonose prevê outras três ações contra a dengue em diversos bairros da cidade / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – O Controle de Zoonose da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza no próximo sábado, 1º de fevereiro, um mutirão de limpeza de combate à dengue.

A ação, que acontece nos bairros Jardim Diamantina e Santa Tereza, a partir das 8h, tem por objetivo reduzir o volume de materiais que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue, contribuindo para a queda dos índices de contaminação e proliferação do Aedes aegypti.

Segundo a prefeitura, o mutirão conta com apoio da Secretaria de Obras, do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp) e da Coleta Seletiva que deve fazer o recolhimento e separação dos materiais recicláveis, para dar destino correto e gerar renda aos trabalhadores da associação.

Conforme destaca o coordenador do setor, Luciano Santana, o mutirão é uma medida de prevenção e conscientização da população sobre os riscos da proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, especialmente nesse período de calor e chuvas intensas, quando os criadouros se multiplicam com maior facilidade.

“Durante o mutirão, os agentes de endemias visitarão residências, terrenos baldios e comércios para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito, além de recolher os materiais que podem contribuir para o desenvolvimento dos focos do mosquito. Haverá orientação para os moradores sobre práticas que ajudam a evitar o acúmulo de água parada, como tampar caixas d’água, descartar corretamente pneus e outros recipientes e manter calhas limpas”, destaca Luciano.

Segundo o coordenador, a coleta seletiva realiza o recolhimento dos materiais recicláveis e caminhões da Secretaria de Obras fazem o descarte de objetos que acumulam água, como móveis velhos, eletrodomésticos inutilizados, pneus entre outros. “Já o Cidassp faz o recolhimento de lixo eletrônico, colchões velhos, lâmpadas, pilhas, baterias e pneus”, informa.

“Não deixe de participar e contribuir para a saúde e o bem-estar de sua comunidade. Juntos, podemos vencer a dengue”, ressalta Luciano.

A prefeitura reforça a importância da colaboração de todos os moradores na iniciativa. Para participar, os residentes podem organizar seus quintais, separar materiais descartáveis e acompanhar as orientações dos agentes durante as visitas. O mutirão inicia às 8h, com pontos de concentração no Cras Santa Tereza.

Cronograma

O Controle de Zoonoses organiza em fevereiro e início de março o cronograma de mutirões. As ações acontecem nos dias 15 de fevereiro nos bairros Residencial Riviera/ Belvedere); no dia 22 no Vila Radaeli/ Alza/ Maria Lúcia/ Independência) e no dia 8 de março no Alvorada/ Ipanema/ Itamaraty.