14 de junho de 2024
Ao longo da semana foram reunidos educadores e especialistas para debates em diversas áreas do conhecimento / Foto: Divulgação
S. S. PARAÍSO – Nesta sexta-feira,14, acontece o Seminário sobre Educação Científica e Tecnológica que encerra uma série de eventos promovidos pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.
A iniciativa integra as atividades da 11ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que termina neste domingo,16. O encontro tem reunido professores especialistas, mestres e doutores nos debates e palestras em torno de diversos temas ao longo da semana.
O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Cícero Barbosa da Silva, será um dos palestrantes e receberá vários convidados. Entre os participantes da mesa redonda e das palestras de hoje estão Júlio Cesar da Silva, professor no IF Sul de Minas de Passos; Paula Santos, professora especialista e coordenadora do Polo UAB em São Sebastião do Paraíso. Também estão relacionados Raphael Aparecido Sanches Nascimento, Henrique Luiz Moreira Monteiro, ambos professores da Ufla Paraíso, além da professora Flávia Keller e Wanderson Cleiton do Carmo, professor e assessor de Educação Profissional no município.
Hoje serão debatidos temas como a Educação Científica e Tecnológica: tendência contemporânea e possibilidades de formação profissional. Outro assunto a ser explanado é a tendência contemporânea em robótica e inteligência artificial. Por último haverá a palestra sobre o uso das tecnologias assistivas na educação.
O evento é gratuito, com direito a certificado, mas é necessário realizar inscrição prévia através do endereço: doity.com.br/1seminarioedcientificasmct. O evento acontece na Praça dos Imigrantes a partir das 19 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3539-1101 ou 3531-1573.
Ciclo
Desde o último dia 8, que foi iniciado uma sequência de seminários durante a realização da 11ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que possui abordagens sobre diversos eixos do conhecimento. No primeiro encontro foram realizadas duas palestras, integrando o seminário de Educação e Linguagens, uma ministrada por Ivan Ribeiro, da UFU, sobre ‘Literatura e suas relações com a educação e linguagens’, e outra ministrada por Júlio Machado, da Uemg, sobre ‘A importância da linguagem para o desenvolvimento da criança e do adolescente’.
Em seguida no dia 11 de junho o Seminário teve como tema principal a Educação Física e Práticas Esportivas. O evento contou com a participação de vários especialistas que promoveram mesas redondas e debates. Entre os temas abordados conta a importância das atividades físicas para a saúde e bem-estar do ser humano e o Papel do Ensino da Educação Física para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Entre os participantes estavam os professores Olavo Martins Júnior, Gustavo Henrique Arantes e Juliana de Assis, Marcos Roberto Amorim, Josemar Bueno da Silva e Jaqueline Cristina Martins, especialistas na área.
No dia 13 foi realizado um seminário sobre Ciências Naturais e Biológicas. Evento também reuniu professores e especialistas na área como Fábio de Castro Patrício, Sidney José do Carmo, Milton Adolfo Silveira, todos integrantes da Fundação Ezequiel Dias (Funed); as Técnicas de Enfermagem Juliane Aparecida de Melo Gaspar e Flávia Maria do Nascimento, ambas atuantes na Secretaria Municipal de Saúde. Eles participaram como palestrantes e moderadores do seminário.