Cultura Destaques

Paraíso promove Festa da Congada e Moçambique no Distrito de Guardinha

17 de maio de 2025

Evento acontece há mais de 50 anos no distrito e celebra e preserva a identidade cultural do município / Foto: Reprodução

Carlos Renato

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso espera receber 15 ternos de Congo durante a Festa da Congada e Moçambique no Distrito de Guardinha 2025, que tem início neste domingo, 18, e vai até o dia 31 de maio. Segundo a prefeitura, o evento acontece há mais de 50 anos e celebra a preservação e a identidade cultural do município.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Vinicio Scarano, a festa será dividida em programação religiosa e social. “Um evento de várias mãos, organizado pela Paróquia do Senhor Bom Jesus do Distrito de Guardinha, com apoio de estrutura física e logística da prefeitura”, aponta.

Segundo Scarano, o evento terá a participação de 15 ternos de Congo e Moçambique, sendo nove de São Sebastião do Paraíso, e os demais de cidades vizinhas, com previsão da presença de mais de mil pessoas durante as festividades.

“As congadas paraisenses são um dos, se não for o principal, atrativos culturais e tradicionais do nosso município, que envolve religiosidade, tradição familiar e cultura pura”, destaca.

“As congadas no distrito são um evento muito esperado por todos da comunidade, onde começa a alimentar a expectativa das congadas no fim do ano, que acontece entre os dias 26 e 30 de dezembro, na cidade”, ressalta Scarano.

Conforme o cronograma do evento, neste domingo, às 17h, acontece o levantamento das bandeiras. Como parte da programação religiosa, nos dias 21, 22 e 23 terá o tríduo na Igreja Matriz. No dia 24, às 17h, e no dia 25, às 9h, acontece a Santa Missa. Já o arriamento das bandeiras está marcado para o dia 31 deste mês, às 17h, seguido de uma missa, às 19h.

No dia 24, após a missa, e no dia 25, a partir das 12h, acontecem os shows musicais ao vivo na praça central do distrito, com a presença da cantora Ariane Amorim, da banda Poptok, e das duplas sertanejas João Marcos & Rafael e Turbal & Ramon. Já os desfiles dos ternos de Congo e Moçambique estão marcados para o dia 25, a partir das 12h.

O evento é gratuito e aberto para toda a população e conta com a comercialização de comidas como espetinho, frango assado, cartucho e salgado, além do serviço de bar completo.

Fotos: Reprodução