11 de maio de 2024
No ano passado o evento destacou a Luta Antimanicomial e o cuidado em Saúde Mental / Foto: Reprodução
Por Carlos Renato
S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza na próxima quarta-feira, 15, o III Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), com a temática: “Potências e Desafios da Saúde Mental no Território”. O evento será realizado no Teatro Sebastião Furlan, a partir das 8h.
Segundo a prefeitura, o encontro terá como público-alvo os usuários da Saúde Mental e familiares, trabalhadores da área da Saúde, da Educação e do Judiciário, além de estudantes e população interessada.
Para realizar a inscrição no evento, o interessado deve preencher o cadastro disponível no site: www.ssparaiso.mg.gov.br.
2º Encontro
O município realizou o 2º encontro da RAPS no ano passado, destacando sobre a Luta Antimanicomial e o cuidado em Saúde Mental. O evento contou com a participação de vários municípios da região, entre eles: Jacuí, Itamogi, São Tomás de Aquino, Pratápolis, Monte Santo de Minas, Passos, Cássia e Pimenta, além da Rede intersetorial de São Sebastião do Paraíso.
RAPS
Segundo o Ministério da Saúde, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes uso prejudicial de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com estabelecimento de ações intersetoriais para garantira integralidade do cuidado. A assistência em saúde mental no Brasil envolve todos os entes: governo federal, estados e municípios.
Segundo o ministério, os atendimentos em saúde mental, são realizados na Atenção Primária à Saúde (APS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), onde o usuário recebe assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme a situação de cada pessoa. Em algumas modalidades desses serviços também há possibilidade de acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade.
Confira a programação:
8h: Credenciamento
8h30: Abertura
8h45: Apresentação Cultural – Roda de Viola Caps Paraíso
9h: Mesa 1: Protagonismo dos Usuários na Saúde Mental (Usuários representantes dos 3 Caps)
10h: Mesa 2: A importância da Intersetorialidade no Cuidado aos Usuários da Saúde Mental
Lívia Alves Ricci – graduada em Psicologia pela Unifran, pós graduada em Saúde Mental pela Unaerp, coordenadora do Creas.
Dra. Vanessa Helena de Lima Pádua – Médica de Saúde da Família, coordenadora da Atenção Primária de São Sebastião do Paraíso.
Dilermano Augusto de Souza Júnior – Advogado, Delegado Estadual de Prerrogativas da OAB/MG, Presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB de São Sebastião do Paraíso.
11h30: Intervalo para Almoço
13h: Apresentação Cultural – Caps Girassol
13h30: Mesa 3: Os Avanços e Desafios da Raps de São Sebastião do Paraíso (profissionais representantes dos Caps e RT)
Daiane Arantes Oliveira – Psicóloga, Especializanda em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ESP-MG. Especialista em Psicanálise com Crianças e Adolescentes; Coordenadora do Caps IJ Girassol.
Dr. Leandro José da Cunha – Psiquiatra do Caps II Paraíso e Integrante da Equipe de Matriciamento em Saúde Mental.
Marina Rogeri Giubilei – Psicóloga, atuando há 10 anos no Caps AD. Coordenadora do CAPS AD III, pós graduada em Saúde Mental, com ênfase em Dependência Química (Faveni).
Natália Batista Andrade – Psicóloga, pós graduada em Psicologia Social e Mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Unesp, professora no curso de Graduação em Psicologia na Faculdade Calafiori e coordenadora do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) de São Sebastião do Paraíso.
15h: Mesa 4: Grupos de Saúde Mental na Atenção Primária – Relato de Experiência Exitosa do Município de Jacuí
Aparecida de Fátima Domingos Elias – Enfermeira da USF Odila Pereira, Especialista em Saúde da Família e Urgência e Emergência.
Flávia Souza Proença – Enfermeira, Secretária de Saúde de Jacuí. Especialista em Saúde Pública pela UFMG, Mestre em Ciências da Saúde na Linha de Cuidados Saúde da Criança pela USP Ribeirão Preto.
16h30: Encerramento