19 de fevereiro de 2025
Carnaval terá disputa de blocos e apresentações de bandas e escolas de samba na cidade e no Distrito de Guardinha / Foto: Divulgação
Carlos Renato
S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promove, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, o Carnablocos 2025. O evento será realizado na avenida Doutor José de Oliveira Brandão Filho, em frente à Câmara, com apresentações das baterias de escolas de samba de diversos blocos.
Neste ano, as festividades também acontecem no distrito de Guardinha, no dia 2 de março, com apresentação musical e dos blocos de Carnaval.
Conforme o cronograma do evento, o início do Carnablocos 2025 será no dia 28, na Lagoinha, com programação prevista para começar a partir das 20h, com o Encontro de Blocos. A participação dos blocos nesta data será facultativa.
No dia 1º de março, sábado, a programação começa às 19h30 com a apresentação do grupo FreeDance. Às 20h, a Banda Cajuína sobe ao palco para aquecer a folia. A partir das 21h, iniciam-se as apresentações dos blocos Mooca, Samba Foi-se, Carnagandaia e Pontilhão, com tempo máximo de 40 minutos para cada. A noite será encerrada às 23h com a Banda Mais Que Muleke.
No dia 2 de março, domingo, os blocos se apresentam nas comunidades em evento facultativo. No entanto, a festa continua na Guardinha, onde haverá música ao vivo com a apresentação da banda Pagodejo.
Já no dia 3 de março, a programação oficial começa às 19h30, com FreeDance. Às 20h, o bloco Misturô se apresenta e, a partir das 21h, será a vez dos blocos: Pontilhão, Bloco da Mooca, Carnagandaia e Samba Foi-se, com apresentações de 40 minutos cada. O evento será encerrado às 23h com a Banda Essência.
No último dia, 4 de março, a folia continua com uma matinê animada a partir das 16h, utilizando a estrutura da avenida do Novo Fórum, ponto tradicional de concentração para os foliões.
“O encontro dos blocos será das 16h às 19h, proporcionando uma tarde de muita música e diversão para todas as idades. O evento será encerrado com a apresentação da Banda Sambar Raiz, que promete contagiar o público com o melhor do samba e dos ritmos carnavalescos”, informa a prefeitura.
Conforme o secretário de Cultura, Vinício Scarano, será um evento imperdível do calendário de Carnaval da cidade. “Tivemos o início do resgate do nosso carnaval no ano passado, com a ajuda dos nossos blocos de rua e foi um sucesso. Com isso, estamos aguardando não só os paraisenses como também toda a região”, afirma.
“Com uma estrutura adequada e maior iremos realizar o Carnaval tanto em São Sebastião do Paraíso quanto no Distrito de Guardinha. Nossos blocos de rua estão cada vez mais organizados e estão nos ajudando tanto na organização quanto na divulgação. Isso fomenta ainda mais o nosso evento para este ano”, destaca o secretário.
“O Carnaval é uma data tradicional do nosso país. Então não temos como deixar de falar da importância de um evento bem-sucedido para um município igual o nosso. Culturalmente estamos resgatando um Carnaval que sempre tivemos de muita qualidade, alegria e diversão. Já economicamente a vinda das pessoas tanto as que moram na cidade quanto aos demais visitantes que vem de fora, beneficia a rede hoteleira, o comércio e toda a praça de alimentação que será dedicada aos feirantes do nosso município e também as instituições sociais da cidade”, ressalta Scarano.