Destaques Geral

Paraíso investiga morte de criança por suspeita de dengue

20 de abril de 2024

ISAK GABRIEL CALIXTO LEMOS, DE 4 ANOS, MORREU NA NOITE DE QUINTA-FEIRA, 18. NA QUARTA-FEIRA, ELE FOI ATENDIDO NA UPA DE PARAÍSO. ELE FOI SEPULTADO NESTA SEXTA-FEIRA, NO MUNICÍIO / Foto: Reprodução

S. S. PARAÍSO – A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso investiga a  morte de Isak Gabriel Calixto Lemos, de 4 anos, devido à suspeita de dengue. Ele foi sepultado nesta sexta-feira,19, em Paraíso.

O menino chegou a ser atendido na quarta-feira,17, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi submetido a em teste rápido para dengue, que deu positivo. Em Guaxupé, foi confirmada a primeira morte em decorrência da dengue neste ano. Na região de Passos, até esta sexta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde já havia confirmado nove mortes por dengue, sendo quatro em Passos, duas em Pimenta, uma em Cássia, uma em Piumhi e uma em São João Batista do Glória.

Na sexta-feira,19, familiares de Isack Lemos postaram em redes sociais o falecimento da criança citando o óbito por dengue. A criança foi levada à UPA na quarta-feira,17, onde foi atendida, medicada e recebeu autorização para retornar para casa, não sendo necessária a hospitalização.  No entanto, um dia depois, com agravamento do quadro, foi levado novamente à unidade, onde foi constatado ter chegado sem os sinais vitais.

O prefeito Marcelo Morais, que também responde pela Secretaria Municipal da Saúde confirmou a passagem da criança duas vezes pela UPA. “Na primeira vez, fez-se o teste rápido e confirmou a dengue. Ela foi hidratada e atendida conforme o protocolo”, afirma. Não havendo necessidade de internação, foi liberada com a recomendação de que continuasse o tratamento com medicação prescrita.

No entanto, na noite de quinta-feira,18, Isack novamente foi levado à UPA onde chegou sem sinais vitais e apesar dos procedimentos, veio a óbito. “Comunicamos a regional e também a Secretaria de Saúde. Conforme protocolo foi coletado sangue para exames que deverão ajudar a esclarecer a causa da morte. Lamentamos profundamente e solidarizamos com a família”, disse Morais.

Este é o segundo caso de óbito ocorrido neste ano que está sob investigação. Não foram divulgados detalhes sobre a primeira ocorrência, ainda em apuração. Ano passado o município confirmou oito mortes por dengue, além de 5.359 pessoas que se contaminaram com a doença.

Em Guaxupé, a Prefeitura informou que na tarde de quarta-feira,17, a confirmação da primeira morte por dengue. De acordo com comunicado oficial, trata-se de uma mulher guaxupeana que foi internada no dia 09 de abril em um hospital da cidade de São José do Rio Pardo (SP), a paciente faleceu no dia 10 de abril.

A prefeitura não informou a idade da paciente e o local provável da infecção. Ainda conforme informações do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o município já havia registrado neste ano 1. 285 casos confirmados de dengue.