Ícone do site Folhadamanha

Paraíso investe R$ 409 mil em vacimóvel para ampliar imunização

Veículo, modelo furgão, será utilizado para ampliar o acesso à imunização na cidade / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – O município de São Sebastião do Paraíso adquiriu, na semana passada, um veículo zero quilômetro modelo furgão no valor de R$ 409 mil, que será destinado à vacinação, projetado de acordo com as normas estabelecidas por resolução da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que será utilizado para ampliar o acesso à imunização na cidade.

Segundo a prefeitura, o veículo, conhecido por vacimóvel, deve permitir a imunização fora das unidades fixas de saúde, alcançando comunidades em regiões afastadas, como na zona rural, além de populações vulneráveis, incluindo crianças, idosos e pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida. “Dessa forma, será possível atualizar o cartão de vacina daqueles que não conseguem se deslocar até as unidades de vacinação”, destaca.

Conforme a prefeitura, o vacimóvel deve levar imunização e orientação sobre saúde a populações em situação de rua, facilitar o acesso à vacinação de grupos muitas vezes fora do alcance das unidades fixas, como comunidades indígenas, e promover campanhas de vacinação em escolas e faculdades para crianças e jovens.

A prefeitura ressalta que o veículo também atenderá estabelecimentos, realizando ações que ampliem a cobertura vacinal em todas as faixas etárias, levando a vacinação a praças, feiras, festivais, igrejas, eventos comunitários ou áreas com grande circulação. “Ele estará preparado para ações de emergência, permitindo campanhas rápidas de imunização em casos de surtos ou epidemias”, informou a administração.

De acordo com a prefeitura, o furgão é equipado com espaço e condições adequadas para transportar a equipe de saúde e os insumos necessários, com compartimentos refrigerados para manter a cadeia de frio e garantir a qualidade das vacinas.

“Com a chegada do vacimóvel, o município de São Sebastião do Paraíso dá um importante passo na ampliação do acesso aos serviços de saúde, promovendo equidade e eficiência na vacinação da população”, destacou a administração municipal.

Sair da versão mobile