Carlos Renato
S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso investiu mais de R$ 10 milhões, por meio do programa “Dinheiro Direto nas Escolas”. Implantado em 2021, o programa transfere recursos financeiros diretamente às instituições de ensino da rede municipal.
Segundo a prefeitura, a iniciativa tem garantido mais autonomia às unidades escolares, permitindo que as gestões façam uso direto dos recursos para atender necessidades do dia a dia com mais eficiência e planejamento.
Conforme o secretário de Educação do município, Lucas Cândido de Oliveira, antes da criação do programa, muitas escolas dependiam de festas e ações voluntárias para adquirir materiais básicos.
“Atualmente, com os repasses diretos, as instituições conseguem manter seus estoques organizados e atender suas demandas com dignidade, desde itens de limpeza até materiais pedagógicos e pequenos reparos. Muitas escolas tinham que fazer festas ou rifas para conseguir comprar o básico”, apontou.
“As escolas têm dignidade e autonomia para gerir o que é essencial para o funcionamento e o bem-estar das crianças e dos profissionais”, afirma o secretário.
Segundo o vice-prefeito, Daniel Tales, as unidades escolares são visitadas para acompanhamento de como os recursos estão sendo utilizados e há diálogo com as equipes gestoras para mapear novas demandas na rede municipal.
“É gratificante ver que o recurso está sendo bem utilizado e, mais do que isso, ver o brilho nos olhos das equipes e alunos ao perceberem que a escola é prioridade”, afirmou o vice-prefeito.