31 de março de 2025
Proposta identifica as necessidades dos alunos que não tiveram as mesmas oportunidades que outros, buscamos equilibrar o processo de aprendizagem / Foto: Divulgação
Carlos Renato
S. S. PARAÍSO – A Secretária de Educação de São Sebastião do Paraíso implementou atividades de intervenção pedagógica, com o objetivo de apoiar alunos que apresentam defasagem nos conteúdos escolares.
Segundo a pasta, a iniciativa foi adotada após o retorno das aulas presenciais, com a missão de garantir a aprendizagem e a autonomia dos estudantes que enfrentaram dificuldades durante o período de isolamento social na pandemia de covid.
“A proposta central do projeto é assegurar que cada aluno alcance, o mais rápido possível, a alfabetização e o letramento tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. De acordo com a metodologia, os alunos são progressivamente desafiados a consolidar a escrita ortográfica e a desenvolver leitura fluente e compreensiva”, aponta.
“No campo das habilidades matemáticas, o foco está na construção do Sistema de Numeração Decimal (SND) e na resolução de problemas, envolvendo as operações fundamentais da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão”, destaca a secretaria.
Conforme ressalta a assessora pedagógica, Léa Aparecida de Carvalho Ribeiro, à medida que os alunos avançam, eles ganham autonomia para acompanhar as atividades com os demais colegas, o que fortalece não só as habilidades acadêmicas, mas também os vínculos entre os estudantes e os professores.
“Esse processo contribui para a melhoria da autoestima e dos comportamentos em sala de aula, já que os alunos passam a se sentir parte integrante do grupo. Ao avaliar o impacto da ação, destaca sua eficácia no fortalecimento do aprendizado dos alunos envolvidos”, diz a profissional.
Ela ressalta que, por meio de aulas planejadas com metodologias desafiadoras, mas de fácil compreensão, os resultados obtidos foram notáveis, com melhora na escrita, compreensão das regras ortográficas e resolução de problemas matemáticos.
“Além disso, observou-se um maior interesse pela leitura, o que possibilitou avanços significativos no aprendizado dos estudantes. Ações como essas promovem uma educação de qualidade e equidade”, afirmou Léa.
Para o secretário de Educação, Lucas Cândido, o projeto é considerado um dos maiores acertos da pasta, reforçando que desde 2021, tem se antecipado ao identificar as necessidades dos alunos que não tiveram as mesmas oportunidades que outros. “Buscamos equilibrar o processo de aprendizagem, garantindo que todas as crianças possam aproveitar as atividades propostas”, destaca.
Dinheiro Direto
O secretário de Educação, Lucas Cândido, e o vice-prefeito, Daniel Tales, realizaram uma visita técnica à Escola Municipal Alice Naves e ao Cemei Dona Otília Amaral Soares. O objetivo foi acompanhar de perto os investimentos realizados pelo programa “Dinheiro Direto na Escola” e levantar as demandas atuais de cada instituição.
Segundo destaca o vice-prefeito, desde 2021 a administração garante repasses diretos aos caixas escolares. “Com essa autonomia, as unidades de ensino não precisam mais realizar festas e eventos para arrecadar fundos para a compra de materiais. Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 10 milhões, possibilitando que as escolas se concentrem no que realmente importa: oferecer uma educação de qualidade e transformar vidas”, informa Daniel.
Foto: Divulgação