Ícone do site Folhadamanha

Paraíso inicia ‘Maio Amarelo” com simulação de acidentes de trânsito

Veículos expostos em pontos estratégicos da cidade chamam atenção das pessoas e alerta sobre riscos e perigos dos acidentes / Foto: Reprodução

S. S. PARAÍSO – A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil de São Sebastião do Paraíso iniciou nesta quinta-feira, 2, a campanha “Maio Amarelo” sobre conscientização no trânsito e conta com simulações de acidentes em locais de grande circulação de veículos e pedestres.

A campanha Maio Amarelo foi criada a partir de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação da Década de Ação para Segurança No Trânsito, com o objetivo de conscientizar a população sobre os altos índices de acidentes em ruas e estradas nos países.

Em Paraíso, a proposta é chamar a atenção da sociedade para os acidentes e as vítimas. Veículos estão expostos pela cidade alertando a população para aspectos que podem fazer a diferença e proporcionar um trânsito seguro.

De acordo com informações de Gisele Silva, que atua na Divisão de Educação para o Trânsito, da secretaria, a campanha tem caráter educativo e pretende envolver toda a comunidade. Ela reforça que o “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. “É uma campanha que tem por objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito”, comenta a educadora.

Conforme destaca a coordenadora do programa Educando para o Trânsito, o amarelo simboliza a atenção e advertência no trânsito e, para falar de escolhas, a campanha educativa do Maio Amarelo 2024 vai trazer uma reflexão sobre as opções que podem resultar em um sinistro de trânsito. Por isso o tema da campanha desse ano é “No Trânsito, Escolha a Vida”.

Entre as ações previstas para estão palestras nas escolas, blitze educativas, ações junto ao comércio, além de atividades lúdicas que devem acontecer em locais estratégicos da cidade. Outra ação desenvolvida é a colocação de veículos com simulação de acidentes de trânsito.

Os veículos estão expostos na praça ao lado da prefeitura, na Praça Comendador José Honório (Matriz) e em umas das rotatórias da Avenida Zezé Amaral. O encerramento da campanha acontece no dia 31 de maio, com caminhada educativa saindo da Arena Olímpica em direção à Praça da Matriz.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

Sair da versão mobile