Ícone do site Folhadamanha

Paraíso inicia coleta de sangue no PACE do Hemominas com doadores

Secretária Municipal de Saúde está entre as primeiras doadoras de sangue no Pace de Paraíso / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – O Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) “Maria Inês de Oliveira”, de São Sebastião do Paraíso, realizou na quarta-feira,14, a recepção aos primeiros doadores de sangue na unidade, que fica na rua Pimenta de Pádua, 2.312 e funciona entre 7h e 17h.

O espaço foi inaugurado há cerca de um mês e estava em fase montagem final enquanto os funcionários da realizavam as últimas etapas do treinamento. A partir de agora serão realizadas coletas periódicas em pelo menos uma vez por semana.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adriana Rogeri, o objetivo é receber o maior número possível de doadores e aumentar a oferta e os estoques nos bancos de sangue para os hospitais de Paraíso e região.

Adriana foi uma das pessoas integrantes do primeiro grupo de doadores do Pace de Paraíso, nesta quarta-feira. A coleta será feita uma vez por semana, inicialmente, na quarta-feira, caso a demanda seja elevada o ato de doação poderá ser estendido para outra data.

As pessoas interessadas em fazer doação devem fazer agendamento, que pode ser feito por meio do aplicativo MG App, desenvolvido pelo governo de Minas. A iniciativa visa estreitar o caminho entre o doador e o serviço e, beneficiar assim os pacientes, hospitais e a sociedade. Conforme levantamento inicial, a primeira lista de espera contém cerca de 800 pessoas que se disponibilizam a doar.

Quando de sua passagem por Paraíso na inauguração do Pace a presidente do Hemominas, Junia Guimarães Mourão, enfatizou ser importante que o candidato a doação tenha boa saúde entre outros requisitos que serão observados no momento do agendamento.

“A pessoa não pode estar fazendo um tratamento específico, não tomar bebida alcóolica 12 horas antes. O doador deve comparecer com um documento com foto para fazer o cadastro e fazer parte do grupo de pessoas que são doadoras e assim poderá ajudar a salvar no mínimo quatro vidas”, descreve.

Após coletado, o sangue será encaminhado para processamento em outra unidade do Hemominas, em Poços de Caldas. O sangue é preparado para ser utilizado, o sangue é separado em quatro componentes, como hemácias e plaquetas entre outros e também são feitos exames sorológicos que permitirão que o sangue seja transfundido.

A implantação do Posto de Coleta era uma das mais importantes reivindicações da comunidade junto as lideranças do município. Até então, o serviço era realizado pelo Hemominas em Passos, com intermediação da Santa Casa e a prefeitura. O hospital fazia o cadastramento dos candidatos e o município ofertava o transporte.

Sair da versão mobile