Ícone do site Folhadamanha

Paraíso inicia campanha ‘Maio Amarelo’ de segurança no trânsito

O objetivo é conscientizar a população sobre segurança no trânsito./ Foto: Divulgação.

Yndrid Horrana

S. S. PARAÍSO – A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iniciou a campanha “Maio Amarelo”. O objetivo é conscientizar a população sobre segurança no trânsito é alertar para os riscos de acidentes e mortes.

De acordo com o secretário João Paulo Alves Bueno, entre janeiro e abril deste ano foram registrados 178 acidentes de trânsito no município. “Forma investidos quase R$ 10 mil na compra de faixas, adesivos, banners, flyers, brindes e locação de caminhão de som para o Maio Amarelo”, disse Bueno. Segundo ele, a campanha é voltada para pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados. “Todos fazem parte do trânsito”, afirma.

A secretaria pretende realizar atividades e promover formas de interação com os cidadãos. As dinâmicas serão realizadas por meio de blitze com personagens lúdicos, como semáforo e faixa de pedestre, teatro de fantoches e palestras nas escolas. As palestras serão ministradas por agentes da Guarda Civil Municipal do setor de educação para o trânsito. Segundo a secretaria, as atividades também acontecerão em comércios e empresas da cidade.

Minas

Forças de Segurança de Minas Gerais e demais instituições se reuniram na manhã desta quinta-feira, 4, para o lançamento do Movimento Maio Amarelo. A ação de saída simbólica das viaturas ocorreu na Praça Cívica da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, marcando o início de uma série de ações em todo o estado visando à segurança de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.

O Maio Amarelo é um movimento mundial de conscientização da população para a redução de acidentes de trânsito, que deve ser seguro para todos em qualquer situação. 

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre poder público e sociedade civil, para colocar em pauta o tema acidentes de trânsito, além de chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito do país e do mundo. 

Em Minas Gerais, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada, é responsável pela articulação e coordenação da Política Integrada de Segurança no Trânsito, visando a redução do número de acidentes no estado.

Em 2022, Minas Gerais registrou 260 mil acidentes de trânsito; destes, 67 mil foram com vítima; e o Movimento Maio Amarelo busca conscientizar a população sobre a necessidade de atenção e responsabilidade de todos, para que o estado tenha vias cada vez mais seguras e menos vítimas de acidentes. 

Minas Gerais registrou cerca de 1,26 milhão de acidentes nos últimos cinco anos, de acordo com o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito. De 2018 a 2022, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran – MG) identificou 1,88 milhão de veículos envolvidos em acidentes de trânsito. Os casos acumulam 2.136.240 feridos e 10.595 óbitos. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, Minas lidera o ranking das colisões.

Sair da versão mobile