Destaques Geral

Paraíso fica em 898 lugar no país e é destaque em moradia

16 de julho de 2024

O município paraisense teve ainda nota de 80,9 em relação a necessidades básicas / Foto: Reprodução

ROBERTO NOGUEIRA

 

S. S. PARAÍSO – São Sebastião do Paraíso ficou com nota 62,96 no IPS Brasil de 2024. Com cerca de 71 mil habitantes distribuídos em um território de 814,93 km², Paraíso ficou na 898 posição entre mais de 5.570 municípios brasileiros. O município registra 80,9 pontos em relação a necessidades básicas, 96,05 quanto a moradias e domicílio com paredes adequadas.

Já o acesso à informação e comunicação a nota foi de 73,9, sendo destaque a densidade de internet com banda larga fixa. No aspecto liberdades individuais e de escolha a nota foi 54,03, principalmente em relação ao acesso à cultura, lazer e esporte.

Outro tópico destacado refere-se ao acesso ao ensino superior com nota 42,34. O levantamento aponta ainda como fraco a parte de inclusão social com nota de 30,35 e neutro nos aspectos ligados a oportunidades, com avaliação de 38,71, relacionado a programas de direitos humanos, direito das minorias, saúde, bem-estar, segurança, meio ambiente, agro e saneamento

A média de Minas Gerais ficou em 63,11, sendo um dos estados com melhor posição no ranking entre as unidades federativas, ficando em 4º lugar, atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Além de avaliar se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além das métricas tradicionais e paradigmas econômicos, ela permite comparar municípios, estados e regiões. A plataforma de visualização de dados e mapas oferece acesso a informações abrangentes sobre diversos temas e regiões do Brasil, proporcionando uma compreensão mais ampla das realidades locais e nacional.