Carlos Renato
S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou uma operação de apreensão de animais de grande porte supostamente soltos irregularmente em vias públicas.
A ação ocorreu no bairro Jardim Mediterranée, nesta terça-feira, 25, resultando na aplicação de multas aos proprietários que somam R$ 16,8 mil, além dos recolhidos de 27 animais.
Segundo informações da prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente monitora a situação há mais de três meses e já teria notificado os proprietários do gado três vezes para realizar a retirada das ruas.
A prefeitura destaca que a operação faz parte de um trabalho contínuo da administração para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes causados pela presença de animais soltos em ruas e rodovias. “Além do risco de colisões, a prática também compromete a integridade dos próprios animais”, ressalta.
De acordo com o prefeito Marcelo Morais, os proprietários do gado inicialmente concordaram com o pagamento da multa e, após a quitação do valor, foi emitido o auto de liberação dos animais.
“A prefeitura está com o abrigo de animais de grande porte praticamente finalizado. Até então, os animais apreendidos estavam sendo mantidos em um pasto provisório. Como a multa foi paga, o gado foi liberado conforme o procedimento legal”, destaca.
Morais reforça que qualquer animal de grande porte encontrado solto em vias públicas será alvo de notificação e, em caso de reincidência, a penalidade será aplicada, com a retenção dos animais até a regularização da situação.
“Animais soltos eram uma constante em bairros como Azul Ville, Vila Verde, Mediterranée e Califórnia Garden. Seguiremos firmes na fiscalização e aqueles que insistirem em soltar os animais em logradouros públicos devem estar cientes de que a multa é alta e será aplicada rigorosamente”, afirma o prefeito.
A Secretaria de Meio Ambiente reforça o alerta para que os proprietários de animais evitem deixá-los soltos em vias públicas, pois a prática coloca em risco a vida de motoristas e pedestres, além de estar sujeita a penalidades severas.
Denúncias sobre animais soltos podem ser feitas à GCM, por meio do telefone 153, ou à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (35) 3531-6665.
Foto: Divulgação