Ícone do site Folhadamanha

Paraíso celebra dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Mártir São Sebastião é celebrado em Paraíso e várias outras cidades. Matriz de São Sebastião em Paraíso completa 170 anos / Foto: Divulgação

Roberto Nogueira

S. S. PARAÍSO – A segunda-feira, 20, será dia santo e feriado em São Sebastião do Paraíso. Nesta data é celebrado o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. O comércio e as repartições públicas estarão fechadas e só retomam as atividades na terça-feira, 21.

As festividades em honra a São Sebastião, celebradas pela Igreja Católica, tiveram início há uma semana e se encerram amanhã. Na Paróquia São Sebastião, que em 2025 está completando 170 anos de existência, as comemorações estão sendo vivenciadas com bastante intensidade.

“É a matriz instalada no centro da cidade, onde recebemos devotos e fiéis daqui e de tantos outros lugares. A nossa igreja é inspirada no santo que foi um guerreiro do exército, invocado contra as guerras, as tempestades e em tantas outras motivações, cultuamos com fé e devoção a sua existência”, afirma o padre João Ademir.

Juntamente com a equipe pastoral, João Ademir vem atuando intensamente na organização da festa que está sendo realizada com muito sucesso. Desde o final do ano passado, foi realizada a novena nas casas, nos mais diversos setores da paróquia. “São as famílias que se reúnem nas casas, com os vizinhos, para rezar e meditar a palavra de Deus e sobretudo fazermos memória do nosso padroeiro”, aponta. As visitações nas casas terminaram no começo de janeiro.

Desde sábado,11, foi iniciada na Matriz de São Sebastião a novena para celebrar o padroeiro. Além de padres da região, foram convidados para participar os bispos dom José Hamilton de Castro, que foi pároco em Paraíso por mais de cinco anos e atualmente conduz a Diocese de Almenara (MG).  Outro bispo que esteve presente durante a semana foi dom Messias dos Reis Silveira, que é natural de Passos e atualmente é o pastor chefe na Diocese de Teófilo Otoni.

A Paróquia de São Sebastião, desde o ano passado, está realizando uma intensa campanha para a restauração da igreja. A porta de entrada principal já foi substituída, bem como, foram feitos reparos no relógio. A renda da festa deste ano será destinada à reparação de parte dos vitrais que estão danificados e os que precisam ser substituídos.

Ainda em 2024 foi criada uma comissão com diversos membros da comunidade e profissionais de diversas áreas para desenvolver o projeto e acompanhar as obras de restauração do teto da igreja e a limpeza da fachada. A construção é tombada como patrimônio histórico do município.

Ainda sobre a festa, na segunda-feira, 20, será celebrada missa às 8h com a tradicional benção dos carros em seguida. No final do dia, às 16h, haverá a procissão nas ruas do centro e em seguida a missa de encerramento e a conclusão da parte festiva.

“Está sendo um grande momento, porque junto com São Sebastião a Igreja Católica celebra o Ano Jubilar, com a possibilidade de obtenção da indulgência, com a observância dos preceitos estabelecidos.”

Além de Paraíso, na região cidades como Alpinópolis também tem São Sebastião como padroeiro.

Sair da versão mobile