Ícone do site Folhadamanha

Paraisense de 5 anos é aceito em sociedade internacional de superdotados

JOÃO TEM QI DE 137 COM HIPERFOCO EM CÁLCULOS MATEMÁTICOS, CONVERSÃO DE MINUTOS, HORAS EM SEGUNDOS E CALENDÁRIO. ATUALMENTE, TAMBÉM FALA ALGUMAS COISAS EM INGLÊS E ESPANHOL / Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Vinícius Borges

S. S. PARAÍSO – Aos cinco anos, João Vítor Xavier Marciano de Castro, natural de São Sebastião do Paraíso, alcançou um feito raro: foi aceito na Mensa, sociedade internacional que reúne pessoas com quociente de inteligência (QI) acima da média. O ingresso oficial ocorreu no dia 2 de setembro, após a apresentação de laudo neuropsicológico que apontou QI de 137, no percentil 99. Isso significa que João está entre os 2% mais inteligentes da população mundial.

Filho de Gisele e Éder Castro, João demonstrou habilidades cognitivas acima da média desde cedo. Com apenas um ano e meio, reconhecia números de 1 a 20 e pronunciava vogais com clareza. Aos três anos, surpreendeu a família ao ler outdoors em um passeio de carro e ao pronunciar corretamente, em inglês, placas de quilometragem em uma estrada.

Sair da versão mobile