Leonardo Natalino
PASSOS – A noite da última sexta-feira, 8, foi marcada pela estreia do técnico Fernando Diniz no comando da Seleção Brasileira e pela artilharia conquistada por Neymar, a partir dos números apontados pela Fifa, superando Pelé. Segundo a CBF, contudo, ainda faltam muitos gols para que o atual camisa 10 alcance o Rei.
Há uma grande diferença entre as estatísticas de Fifa e CBF. De acordo com a federação internacional, Neymar chegou aos 79 tentos em 125 jogos e superou Pelé, que liderava a artilharia da Seleção Brasileira com 77 em 91 jogos.
Nos números da Confederação Brasileira de Futebol, Pelé ainda lidera com 95 gols em 113 jogos, contra os mesmos 79 gols em 125 de Neymar, pela Fifa.
A diferença entre os dados surge por conta do critério de cada federação. A Fifa considera apenas partidas disputadas com outras seleções, já a CBF contabiliza amistosos realizados contra clubes, prática comum nas décadas de 50/60/70.
Dessa forma, nos dados da Fifa, Pelé perde 18 tentos, marcados sobre times como Internazionale, da Itália, Atlético de Madrid, Malmo e AIK, da Suécia, combinado de Guadalajara e de Léon, do México, Bahia, Atlético, seleção pernambucana e seleção amazonense.
Lista de artilheiros da Seleção Brasileira, segundo a Fifa: Neymar, Pelé, Ronaldo (62 gols em 98 jogos), Romário (55 gols em 70 jogos) e Zico (48 gols em 71 jogos). Segundo a CBF: Pelé, Neymar, Ronaldo (67 gols em 103 jogos), Zico (66 gols em 89 jogos) e Romário (56 gols em 74 jogos).