24 de janeiro de 2025
PAULO NATIR
A AGU (Advocacia Geral da União) promove hoje uma audiência pública em Brasília para discutir as alterações na política de moderação de conteúdo da meta – proprietária das plataformas digitais facebook, instagram e wattsapp. O encontro será no auditório da escola superior da AGU das 14h às 18 horas. Foram convidados para debater o tema representantes de plataformas digitais, especialistas, agências de checagem de dados, acadêmicos e representantes da comunidade civil. Eles vão analisar o impacto das mudanças no enfrentamento à desinformação e na proteção dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. Interessados devem se inscrever para participar como ouvintes tanto presencial como on-line.
Após se reunir com o presidente norte-americano Donald Trump, o proprietário da meta, Mark Zuckerg, concedeu uma entrevista coletiva para anunciar as mudanças. Porém sua ideia original enfrentou resistência em muitos países. Após a má repercussão ele anunciou que as mudanças valerão, a princípio, só para os EUAs.
É uma enorme falta de bom senso um empresário internacional dessa grandeza promova uma mudança tão drástica tomando por base sua intuição política, ideológica ou crença. É um absurdo jogar a responsabilidade dos conteúdos para o usuário checar e ver se aquilo é bom ou ruim – falso ou verdadeiro. Já estamos expostos, agora imaginem sem moderadores. A internet não é terra de ninguém. Como todas as atividades ela também precisa de regulamentação, além de programas de Diversidade e Inclusão. Vamos acompanhar atentamente, por favor.
Esse texto, acima de tudo, é para prestarmos nosso profundo sentimento e solidariedade para o Jairzinho, Flávio ao Adolfo e toda grande Família da Renata Andrade Lemos de Castro – deveras triste com sua prematura morte no início desse mês. Sinceras condolências ao cirurgião dentista Carlos Pedro – marido da Renata. Há meses tive notícias dela, na ocasião informaram-me que seu quadro era grave, contudo, sempre temos esperança…
“Tia Albertina” – mãe da Renata é filha da finada Maria Aparecida Andrade – a muito querida Dona Cidoca – referência local quando os assuntos atingiam a Educação e a fé Católica. Sua garra e ternura sempre foram o grande espelho no qual todos se inspiraram demais. Abraço a todos dessa linda Família genuinamente passensse. Escrevendo esse texto tive a grata surpresa em saber que a Prefeitura de Passos vai inaugurar ainda esse mês um Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) no bairro Novo Horizonte que leva o nome da Dona Cidoca! Parabéns a Secretaria Municipal de Educação pela sensibilidade de lembrar dessa pessoa que tanto se desprendeu para contribuir com a comunidade passensse. Só educação de qualidade vai trazer prosperidade para todos em nosso imenso e totalmente desigual país. Para lembrarmos: o geólogo Jair Lemos – pai da Renata – formou-se em Direito na Uemg já com idade avançada. Grande exemplo para todos. Ainda para clarear nossa lembrança ele é filho do também saudoso Adolfo Coelho Lemos – que empresta seu nome ao parque de Exposições. Renata goza agora da vida eterna. Muita força e ânimo para todos!
PAULO NATIR é Jornalista.