Ícone do site Folhadamanha

Palmeiras tem 45% de chances de vencer o Brasileiro

Palmeiras, atual bicampeão brasileiro, lidera com 220 pontos./ Foto: Reprodução.

Leonardo Natalino

PASSOS – O Botafogo liderava o Campeonato Brasileiro desde a terceira rodada. No fim de semana, perdeu a posição para o Palmeiras, após empatar com o Bragantino, fora de casa. Com um jogo a mais e 62 pontos, o Verdão alcançou o topo da tabela pela primeira vez neste ano, e soma 45% de chances de permanecer na posição até o fim do torneio, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.

Restam apenas quatro confrontos para o clube paulista neste Brasileirão. Após o fim da Data Fifa, enfrenta o Fortaleza, fora de casa, 26. Três dias depois, recebe o rebaixado América, no Allianz Parque, e o Fluminense, 2 de dezembro. Na última rodada visita o Cruzeiro, que luta contra o rebaixamento e corre risco de perder o mando de campo e/ou presença de torcida, por conta da confusão na derrota para o Coritiba.

Mesmo com uma tabela “fácil”, o Palmeiras pode perder o título para o ex-líder. O Botafogo, que tem um jogo a menos, pode encerrar o ano campeão, dependendo apenas de si mesmo. Se somar os 15 pontos restantes, chegaria aos 75. Já o Palmeiras, caso vença todos os jogos, somaria 74.

A sequência do Alvinegro carioca também é tranquila. Enfrenta o Fortaleza, 23, fora de casa; recebe o Santos, 26, em casa; visita o Coritiba, 29; recebe o Cruzeiro, 2 de dezembro, nas mesmas condições do Palmeiras; e encerra o torneio visitando o Internacional, 6. No momento, o Glorioso soma 28% de chances de título.

O Grêmio, que perdeu para o Corinthians e está na terceira colocação, soma menos chances que o quarto colocado, o Bragantino: 6,4% x 15,9%. O motivo é a diferença de um jogo entre as equipes: 34 x 33.

O Tricolor de Porto Alegre tem pela frente os seguintes adversários: Atlético, fora de casa; Goiás e Vasco da Gama, na Arena; e o Fluminense, fora de casa. Já o Massa Bruta visita o Flamengo e o Inter; recebe o Fortaleza; visita o Coritiba e disputa o último jogo contra o Vasco, no Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile