Leonardo Pedro
PASSOS – Pela segunda vez nesta temporada, o Palmeiras manda um de seus jogos no Morumbi. Desta vez, o Alviverde recebe o Cerro Porteño, do Paraguai, pela segunda rodada da Libertadores, nesta quinta-feira, 20, às 21h. Considerando apenas essa competição, o Porco volta a mandar um jogo válido pelo continental na casa do São Paulo após 23 anos.
A última vez foi em 21 de junho de 2000, na partida de volta da final do torneio daquele ano. Depois de empatar em 2 x 2 com o Boca Juniors, da Argentina, na Bombonera, o Alviverde teve a chance de decidir o título em casa, diante de sua torcida, mas depois de um novo empate, dessa vez em 0 x 0, o time de Felipão perdeu nos pênaltis.
Como visitante, pelo continental, faz pouco tempo que o clube esteve na casa do rival. A partida mais recente foi em 2021, pelo confronto de ida das quartas de final, disputado contra o dono da casa e que terminou empatado.
Somando todas as competições, esta é a segunda vez nesta temporada que o Verdão é mandante no Morumbi. A primeira foi no dia 4 de fevereiro, quando o Alviverde recebeu o Santos para o clássico pelo Paulistão e venceu por 3 a 1. Cerca de 49,2 mil palmeirenses estiveram por lá.
Esse movimento faz parte de um acordo entre as atuais gestões de Palmeiras e São Paulo. Quando um deles não puder usar seu estádio por conta de algum outro compromisso marcado (show, eventos, etc.), será possível utilizar o do rival se houver disponibilidade de datas. O Tricolor, por exemplo, disputou as quartas de final do Paulistão, diante do Água Santa, no Allianz Parque.
Para esta semana, o Palmeiras não poderá usufruir de sua arena por conta de um festival de rock que ocorre no próximo sábado. Dessa forma, não haveria tempo hábil para montagem do palco e foi necessário buscar outro local para enfrentar o Cerro Porteño. O Verdão espera pelo menos 50 mil torcedores no Morumbi nesta noite, o que seria um recorde do clube neste século.