14 de outubro de 2023
PADRES VALDENISIO E CÉSAR SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO SETOR PASSOS ANO SACERDOTAL DIOCESANO./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
PASSOS – O padre da igreja Nossa Senhora de Fátima, em Passos, Valdenisio Justino Goulart, foi escolhido como animador no ‘Ano Sacerdotal Diocesano’, lançado no mês passado, pelo bispo dom José Lanza Neto. O coordenador do evento será César Acorinte, administrador espiritual da comunidade de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Itaú de Minas.
Valdenisio e César devem desenvolver iniciativas com o objetivo de conscientizar sobre a vida, a vocação, a saúde física e mental dos padres de Passos, Fortaleza de Minas, Alpinópolis, São José da Barra, São João Batista do Glória e o distrito de Babilônia, no município de Delfinópolis.
“Teremos pela frente, um intenso trabalho na propagação do dever de cada leigo fiel católicos, rezar pelas vocações e pelos sacerdotes. Contamos com a participação das comunidades em todos os eventos até setembro de 2024”, afirmou o padre Valdenisio.
Segundo ele, os objetivos do ‘Ano Sacerdotal Diocesano’ são em cuidar dos padres enfermos; reconhecer o trabalho dos padres eméritos e idosos; estimular as comunidades a rezar pelos padres; trabalhar a figura do pároco e suas atribuições; animar os padres em sua missão diária como líderes de comunidade; redescobrir o ardor missionário de uma igreja em saída; indicar caminhos e alternativas diante dos desafios da vida pastoral.
Para alcançar as metas propostas devem acontecer encontros de formação, simpósios, momentos de partilha e confraternização entre os padres.
Segundo informações do bispo dom José Lanza Neto, um dos pontos relevantes do ‘Ano Sacerdotal’ é a peregrinação do quadro do ‘Servo de Deus – Dom Inácio João Dal Monte’ em todas as comunidades da diocese, entre outras atividades que serão divulgadas até agosto de 2024.
“Nesta caminhada vamos ter a oportunidade para identificar os momentos mais significativos do nosso ministério. Nós chegamos dê um jeito, depois vamos nos deparando com os desafios, com as situações duras e difíceis na missão. Mudamos para continuar os mesmos, no sentido de não perder as motivações e os ideais do início do ministério”, ressaltou dom Lanza.
Pela primeira vez na história da Diocese de Guaxupé, todo o clero deverá estar presente na próxima terça-feira, 17, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida para participar, às 9h, da solene missa em ação de graças pelo ‘Ano Sacerdotal Diocesano’.
O bispo Dom José Lanza Neto será um dos concelebrantes, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida. Já os demais padres farão parte da assembleia.
O ‘Ano Sacerdotal’, lançado na festa religiosa da padroeira da diocese, na brasília de Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé, tem como tema, ‘Reaviva o Dom de Deus que Há em Ti’ (2Tm 1,6).