Ícone do site Folhadamanha

Pacientes reclamam de cães no Hospital Regional do Câncer

Pacientes do Hospital Regional do Câncer de Passos vêm enfrentando um certo desconforto ao utilizar o serviço de saúde devido aos inúmeros cães abandonados perto da instituição, que acabam invadindo as dependências do hospital. De acordo com o relato feito ao jornal Folha da Manhã, os cães estão diariamente no local e ao redor, principalmente nas ruas José Merchiorato e Santa Casa, causando transtornos aos usuários e o risco de quedas e mordidas caso alguém pise neles sem intenção.

“Estamos pedindo às autoridades uma providência para retirar os inúmeros cães abandonados nas imediações do Hospital Regional do Câncer e ao redor dele. Os animais estão lá diariamente, nas calçadas e até dentro da própria instituição, com o risco dos usuários de cair ou até mesmo levar uma mordida caso alguém pise neles sem querer. Esperamos que a Prefeitura de Passos tome alguma atitude para retirar eles de lá, pois essa situação compromete não só os pacientes e profissionais de saúde, como também, os próprios animais”, comenta uma paciente.

Prefeitura responde a reclamação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Passos informou que já entrou em contato com as ONGs “Patas Amigas” e “S.O.S. Patas” que atuam com repasse de recursos municipais para a proteção animal e pediu que dê apoio neste caso. Segundo a prefeitura, o município não tem local para abrigar esses cães e atualmente trabalha multando proprietários que abandonam animais quando tem as denúncias anônimas.

Por sua vez, em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Passos reforça a preocupação em relação ao crescente número de cães nas recepções do hospital, que pode afetar a segurança dos pacientes. “Apelamos também para uma ação do Núcleo de Controle de Zoonoses do município para lidar com essa questão de forma rápida, eficaz e segura para a população e para os animais”.

Sair da versão mobile