16 de maio de 2023
Pacheco assegurou recursos que permitam a ligação asfáltica entre os municípios./ Foto: Reprodução.
BRASÍLIA – Após reunião com a prefeita de Jacuí, Di Professora (PSD), nesta terça-feira, 16, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), externou sua disposição de assegurar recursos que permitam a ligação asfáltica entre os municípios de Jacuí e Fortaleza de Minas, com extensão de 17 quilômetros, garantindo a modernização da infraestrutura viária de toda a região.
A prefeita Di Professora afirmou que o asfaltamento da estrada é uma reivindicação antiga e essencial para a população em relação à mobilidade, acesso à saúde e à educação.
“A realização das obras é demandada pelos moradores da região, principalmente para o transporte de pacientes entre Jacuí e Passos, onde estão o Hospital do Câncer e a Santa Casa de Misericórdia, e para o trânsito de estudantes da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), e de faculdades de medicina, que precisam passar pela estrada para chegar ao município de Passos”, frisou.
Participaram do encontro com Rodrigo Pacheco a procuradora-geral do município, Maria Salete Caetano, e a secretária municipal de saúde, Flávia Souza.
Ainda de acordo com a prefeita, a benfeitoria vai beneficiar o trabalho de escoamento de produtos como leite, milho, soja e café. A iniciativa também irá facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelo Judiciário, uma vez que Fortaleza de Minas faz parte da comarca de Jacuí.
O prefeito de Fortaleza de Minas Adenilson Queiroz (PSB) ressaltou que os benefícios serão relevantes. “A gente espera esse asfalto há, no mínimo, 30 anos. O impacto seria positivo em todos os sentidos”, frisou.
Entre as iniciativas de Rodrigo Pacheco para beneficiar cidades da região, o presidente do Senado também viabilizou a instalação da fábrica da cervejaria Heineken em Passos. O senador assegurou ainda R$ 12,5 milhões para o asfaltamento de uma rodovia que interliga Passos a rodovia MG-050, totalizando um trecho de 8 quilômetros.
Ainda em relação à infraestrutura viária, foram disponibilizados recursos para o asfaltamento de via que liga Juruaia ao distrito Mata do Sino (12 quilômetros), e para a estrada de acesso entre Guaranésia a Santa Cruz da Prata (6 quilômetros). O primeiro trecho se encontra em obras. As intervenções do segundo trecho foram concluídas.