Ícone do site Folhadamanha

Ouro Preto faz 312 anos: aproveite o guia para explorar o município

Museus, igrejas, cachoeiras, trilhas, shows e outras atividades culturais chamam atenção dos turistas./ Foto: Divulgação.

Um dos municípios históricos de Minas Gerais, Ouro Preto completou 312 anos no último sábado, 8. Em 1980, a cidade brasileira foi uma das primeiras do país e do mundo a ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Conhecida por sua arquitetura colonial, a cidade atrai turistas partindo de todo o mundo para conhecer suas construções barrocas e ladeiras charmosas, além das belas paisagens naturais.

Para aqueles que desejam visitar a cidade, o Hurb, empresa de tecnologia que está no mercado do turismo há mais de 12 anos, elenca alguns pontos turísticos e dicas para aproveitar o destino e a data comemorativa.

Construída por artistas e escravos no auge do Ciclo do Ouro, Ouro Preto foi palco da Inconfidência Mineira e do movimento barroco, responsável por imprimir um estilo próprio principalmente na arquitetura da cidade.

A festa de aniversário do município promove uma variedade de shows na praça Tiradentes, mas o município oferece ainda uma infinidade de atividades culturais e atrações naturais. Confira a lista de destaques do Hurb:

Praça Tiradentes: localizada no coração da cidade, a praça – nomeada após a execução da cabeça do mártir – foi o marco da Inconfidência Mineira. No seu centro, está o monumento a Tiradentes, cercado por casarões históricos, pelo antigo prédio da Escola de Minas na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pelo Museu da Inconfidência. Acontecem regularmente na praça atividades culturais e atrações de inverno.

Museu da Inconfidência: indicado para quem gosta de conhecer a fundo a história do município, o museu possui um vasto acervo da época do Brasil Império, com registros referentes a escravidão e a Inconfidência Mineira. É aberto para visitações e a entrada é gratuita.

Parque Natural Municipal das Andorinhas: em meio ao encontro da Mata Atlântica com o Cerrado, o parque tem como missão proteger e preservar a fauna e a flora local, assim como as nascentes mais altas do Rio das Velhas, afluente importante do Rio São Francisco. Entre as atrações que oferece, o destaque fica para a Cachoeira das Andorinhas, com uma queda d’água de 10m de altura dentro de uma gruta. Há ainda o Poço das Crianças, com cerca de um metro de profundidade; piscinas naturais; mirante Pedra do Jacaré, uma formação rochosa com um curioso formato de uma cabeça de jacaré; quadras esportivas; programação de atividades diárias e área de churrasqueira. Aos aventureiros de plantão, o Parque conta com ótimos pontos para escalada em rocha, indicado para a prática de bouldering – modalidade praticada sem o uso dos equipamentos de segurança convencionais, como cordas e mosquetões.

Basílica Menor Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: esse exemplo do barroco mineiro é a segunda igreja com a maior quantidade de ouro no país: são cerca de 400 quilos de ouro cobrindo seus ornamentos. A construção conta ainda com o primoroso trabalho da carpintaria de Antônio Francisco Pombal, tio do célebre escultor Aleijadinho.

Igreja São Francisco de Assis: construída a partir de 1766, o retrato fiel do Barroco e do Rococó brasileiro é uma das obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.. Em frente a igreja, os turistas podem desfrutar da Feira de Pedra Sabão, onde é possível comprar jóias, pedras preciosas e peças decorativas.

Gastronomia: quem busca os melhores passeios gastronômicos pode desfrutar o cardápio de massas e pizzas do “O Passo Pizza Jazz”, localizado no centro histórico, com excelente custo-benefício. Já o “Tropeia Cantina” e “Armazém” conta com a gastronomia italiana em um ambiente sofisticado e aconchegante. Para momentos de descontração, “Único Lugar do Mundo – Casa Café” conta como opções para quem quer degustar uma torta deliciosa, enquanto a Queijaria Tesouros das Gerais é indicada para quem gosta de vinhos e quer experimentar queijos da região.

Sair da versão mobile