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Os perigos da gratificação instantânea

Foto: Reprodução

CARLOS J. F. LOPES

 

A importância de saber perder para o desenvolvimento saudável das crianças.

Ao longo de quase 30 anos no esporte, como atleta, instrutor, treinador e psicólogo, me deparei com situações que me levaram a estudar como ajudar pais, filhos e profissionais a lidar com o problema da gratificação instantânea no desenvolvimento biopsicossocial das crianças.

Atender todos os desejos das crianças pode ter riscos. Apesar dos pais buscarem a felicidade dos filhos, isso pode ter efeitos negativos e consequências a longo prazo. Do ponto de vista médico e psicológico, é crucial que as crianças aprendam a lidar com frustrações e derrotas para um desenvolvimento saudável.

Quando crianças são sempre gratificadas em seus desejos, podem adquirir uma mentalidade de gratificação instantânea, desvalorizando a conquista de objetivos. Isso reduz a motivação intrínseca e o esforço em desafios futuros, prejudicando a resiliência emocional e as habilidades de resolução de problemas.

Permitir que crianças vençam todas as disputas com os pais pode cultivar arrogância e narcisismo. Isso pode levá-las à adolescência com uma falsa sensação de superioridade e falta de empatia. Além disso, há maior risco de problemas comportamentais, como agressão e desobediência.

É fundamental que as crianças aprendam desde cedo a importância de aceitar a derrota. O esporte é uma ótima maneira de ensinar esse valor, pois na psicologia do esporte é essencial transmitir a ideia de que ganhar e perder fazem parte do jogo, e que cada resultado proporciona valiosas lições de aprendizado.

Ao ensinar as crianças a lidar com a perda, os pais e profissionais de diversas áreas, estão capacitando-as a enfrentar adversidades em diferentes contextos da vida. Isso fortalece sua resiliência e autoestima, levando-as a um desenvolvimento emocional e psicológico mais saudável. Para que isso aconteça sem prejuízos devemos seguir algumas dicas:

Contudo, saber perder não implica em menosprezar as realizações ou sentimentos das crianças. É crucial criar um ambiente seguro e de apoio, onde elas possam expressar suas emoções e se sintam encorajadas a persistir e melhorar.

Analisar esses comportamentos é parte do campo da psicologia do desenvolvimento infantil. Estudar os processos mentais e emocionais das crianças pode fornecer orientações valiosas para pais, filhos e profissionais envolvidos.

Professores e treinadores desempenham um papel essencial no desenvolvimento biopsicossocial das crianças, além dos pais. É fundamental que eles estejam preparados para atender às necessidades individuais de cada criança e criar um ambiente seguro e acolhedor para promover a formação emocional e social dos jovens.

Em resumo, equilibrar desejos com limites e expectativas realistas é fundamental. Perder e enfrentar decepções são experiências necessárias para o desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais e cognitivas. Pais e profissionais têm papel crucial ao orientar e apoiar esse processo, promovendo o crescimento saudável e o bem-estar emocional das crianças.

CARLOS J. F. LOPES, Psicólogo, escritor, integra a Associação Cultural dos Escritores de Passos e Região, cujos membros se revezam na autoria de textos desta coluna aos sábados

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