Ícone do site Folhadamanha

Órgãos públicos realizam ações de combate à violência na Barra

Ciclo de conversas contará com a participação da psicóloga Pollyanne Freire./ Foto: Divulgação.

Luciene Garcia

S. J. BARRA – O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Prefeitura de São José da Barra, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveram ações para a prevenção da violência doméstica e à promoção da cultura de paz em São José da Barra.

Segundo o Consep, liderado no município pela educadora Maria Albina Zero Morais (Nina), tem se empenhado em apoiar positivamente a segurança pública na Barra, que conta com uma equipe de 16 conselheiros, que contribue na abordagem voltada para a prevenção e promoção de uma cultura de paz e lidando com a questão da violência doméstica.

Segundo o conselho, neste segundo semestre ocorrerão entre agosto e novembro duas ações conjuntas. Uma delas será a realização de um ciclo de conversas voltado para a comunidade e os profissionais do município, com a participação da psicóloga e psicanalista Pollyanne Gonçalves Freire. A outra ação será direcionada aos estudantes da Escola Estadual Juscelino Kubitschek e da Escola Estadual de Furnas, que terá a mediação também de Pollyanne e da terapeuta ocupacional Jaqueline Cardoso.

Conforme o órgão, o projeto intitulado “Tudo começa em casa. E, depois de tudo isso? Um olhar sobre a arte do conviver” é uma proposta das duas profissionais que possuem ampla experiência clínica e estão comprometidas com um trabalho atento as sutilezas e as complexidades das questões relacionadas à saúde mental na região.

Ainda segundo o conselho, as ações objetivam lançar luz sobre as dinâmicas que se originam nos lares e oferecer um cuidado especial às questões de violência, que estão presentes nas relações interpessoais, sejam elas sutis ou mais evidentes.

O ciclo de conversas com a psicóloga Pollyanne Freire inicia na próxima quarta-feira, 9, com uma programação mensal que deve percorrer os bairros de Bom Jesus dos Campos, Furnas, Cachoeira da Laje e Can-Can. Já as ações nas escolas terão início na última semana de agosto e deverão ser concluídas no mês de novembro.

Perspectiva

A discussão sobre esses temas têm se tornado de interesse prioritário para diversos órgãos públicos, incluindo para a Organização das Nações Unidas (ONU), que considera erradicar todas as formas de violência como um dos principais objetivos para o milênio 2000-3000. Essa perspectiva demonstra a magnitude e o impacto da violência na vida contemporânea em escala global.

Sair da versão mobile