13 de março de 2021
Venho, respeitosamente, parabenizar os senhores vereadores eleitos de Passos e, agradecendo pelo uso da tribuna aberta aos cidadãos na reunião da semana passada, para expor o que acredito seja o desejo dos Passenses, para os próximos 4 anos. Falo não apenas pelos votantes, mais ainda, para ser uma voz às mais de 21 mil abstenções no pleito de 2020.
Segundo o TSE, para vereador tivemos: votos brancos: 3.176 votos nulos: 2.933 – abstenções: 21.753 = somados totalizam incríveis 27.862 mil ausências, ou seja, 37% da população, não quiseram escolher um representante para a Câmara Municipal. Passos mostrou que quer mudanças, colocando um jovem recém iniciado na política, que sem coligações e, se elegeu Prefeito. Nosso amigo Diego Oliveira! E nesta casa, vários são os novos Vereadores.
Hoje, com um smartphone nas mãos de todos, até das nossas crianças, fica-se, em segundos, sabendo de tudo que acontece no município. E as notícias negativas voam! Precisamos também disseminar boas notícias e ações positivas! Queremos mais transparência e detalhamento das despesas de cada gabinete desta Casa! As viagens, muitos sabem que trazem retorno de relacionamento e capital político ao mandatário, então, pode sim ser bancadas por ele! A nossa estrutura política e de gestão é arcaica, defasada e muito, muito cara.
Peço a esta casa! Não vamos dar o peixe, vamos, sim, ensinar a pescar! Mais que o social, mais caro é a dignidade e as oportunidades que nos serão dadas ou tiradas. Passos é muito caridosa, haja visto as várias instituições sociais que temos. Falo isso, porque me vi em uma Passos, 20 anos atrás, recém-formada no Colégio Estadual, sem oportunidades, uma jovem de escola pública, numa cidade que me parece, até hoje, estacionada no tempo, defasada em algumas áreas. Então o que fiz para vencer! Fui embora, e lutei por dezessete anos, e ao lado do meu esposo, regressamos a Passos, formados e com conquistas que aqui seriam pouco prováveis.
Minha história é só um exemplo para dizer que tantos jovens ainda hoje precisam ir embora, por falta de oportunidades e de mercado. Outro exemplo, precisamos acabar com o jeitinho do fura filas e privilégios: É muito triste ter lido nas mídias sociais e até ouvido na porta da escola: “- ah se você quer vaga na Francina ou na Luzia de Abreu, pede ao vereador fulano de tal, só se for indicação deles que consegue”. Ou: “- Preciso de um exame e consulta, escutamos no postinho: – pede pro vereador tal que ele te passa na frente…”
Estas falácias precisam acabar, com nossos vereadores dando exemplo, trabalhando por toda cidade e não só por um bairro, pessoa ou grupo! Aliás, o que muito se cobra nas mídias sociais é a falta de fiscalização, nos últimos pleitos. Menos promessas e mais ações! Educação pode ser uma prioridade? O que mais falta em Passos? Na minha humilde opinião: educação com estudo técnico profissionalizante para os jovens e adultos que não concluíram o ensino médio; nas ruas com a manipulação do lixo, falta educação no trânsito, nos lares com violência doméstica.
Então, pedimos a aprovação urgente, por esta Casa, de projetos de lei que disponham sobre: uma eficiente reforma administrativa; o projeto de lei do saneamento básico; projetos desburocratizando, agilizando serviços e a vida dos cidadãos; fiscalização e renovação do milionário contrato do lixo incluindo a coleta seletiva; projetos cuidando do meio ambiente – e falo pela associação de moradores aqui do Panorama, onde se luta há anos pela APP matinha e nascente, aqui de frente desta Câmara; precisamos destas áreas verdes, praças e outras pela cidade, abandonadas; – Sobre a Av.
Perimetral e outras, sem sinalização e calçadas descentes; – sobre os cuidados com a saúde mental do nosso povo, pois a saúde emocional será um dos principais problemas de saúde pós-pandemia; – Sobre a mudança de horário das sessões desta casa, para 19h00. Enfim, queremos uma Passos conectada com a empatia, com o trabalho em equipe, sem politicagens. Afinal, o dinheiro público não cai do céu, somos todos nós que pagamos essas contas com impostos! Pensar no povo acima dos interesses políticos! É o que pedimos e vamos cobrar de cada um dos excelentíssimos vereadores, para, daqui a quatro anos, nas urnas, demonstrarmos, ou não, nossa aprovação.
KEILA REIS, analista de marketing, é líder do partido Novo em Passos/MG