Opinião

Por uma Passos melhor!

13 de março de 2021

Venho, respeitosamente, parabenizar os senhores vereadores eleitos de Passos e, agradecendo pelo uso da tribuna aberta aos cidadãos na reunião da semana passada, para expor o que acredito seja o desejo dos Passenses, para os próximos 4 anos. Falo não apenas pelos votantes, mais ainda, para ser uma voz às mais de 21 mil abstenções no pleito de 2020.

Segundo o TSE, para vereador tivemos: votos brancos: 3.176 votos nulos: 2.933 – abstenções: 21.753 = somados totalizam incríveis 27.862 mil ausências, ou seja, 37% da população, não quiseram escolher um representante para a Câmara Municipal. Passos mostrou que quer mudanças, colocando um jovem recém iniciado na política, que sem coligações e, se elegeu Prefeito. Nosso amigo Diego Oliveira! E nesta casa, vários são os novos Vereadores.

Hoje, com um smartphone nas mãos de todos, até das nossas crianças, fica-se, em segundos, sabendo de tudo que acontece no município. E as notícias negativas voam! Precisamos também disseminar boas notícias e ações positivas! Queremos mais transparência e detalhamento das despesas de cada gabinete desta Casa! As viagens, muitos sabem que trazem retorno de relacionamento e capital político ao mandatário, então, pode sim ser bancadas por ele! A nossa estrutura política e de gestão é arcaica, defasada e muito, muito cara.

Peço a esta casa! Não vamos dar o peixe, vamos, sim, ensinar a pescar! Mais que o social, mais caro é a dignidade e as oportunidades que nos serão dadas ou tiradas. Passos é muito caridosa, haja visto as várias instituições sociais que temos. Falo isso, porque me vi em uma Passos, 20 anos atrás, recém-formada no Colégio Estadual, sem oportunidades, uma jovem de escola pública, numa cidade que me parece, até hoje, estacionada no tempo, defasada em algumas áreas. Então o que fiz para vencer! Fui embora, e lutei por dezessete anos, e ao lado do meu esposo, regressamos a Passos, formados e com conquistas que aqui seriam pouco prováveis.

Minha história é só um exemplo para dizer que tantos jovens ainda hoje precisam ir embora, por falta de oportunidades e de mercado. Outro exemplo, precisamos acabar com o jeitinho do fura filas e privilégios: É muito triste ter lido nas mídias sociais e até ouvido na porta da escola: “- ah se você quer vaga na Francina ou na Luzia de Abreu, pede ao vereador fulano de tal, só se for indicação deles que consegue”. Ou: “- Preciso de um exame e consulta, escutamos no postinho: – pede pro vereador tal que ele te passa na frente…

Estas falácias precisam acabar, com nossos vereadores dando exemplo, trabalhando por toda cidade e não só por um bairro, pessoa ou grupo! Aliás, o que muito se cobra nas mídias sociais é a falta de fiscalização, nos últimos pleitos. Menos promessas e mais ações! Educação pode ser uma prioridade? O que mais falta em Passos? Na minha humilde opinião: educação com estudo técnico profissionalizante para os jovens e adultos que não concluíram o ensino médio; nas ruas com a manipulação do lixo, falta educação no trânsito, nos lares com violência doméstica.

Então, pedimos a aprovação urgente, por esta Casa, de projetos de lei que disponham sobre: uma eficiente reforma administrativa; o projeto de lei do saneamento básico; projetos desburocratizando, agilizando serviços e a vida dos cidadãos; fiscalização e renovação do milionário contrato do lixo incluindo a coleta seletiva; projetos cuidando do meio ambiente – e falo pela associação de moradores aqui do Panorama, onde se luta há anos pela APP matinha e nascente, aqui de frente desta Câmara; precisamos destas áreas verdes, praças e outras pela cidade, abandonadas; – Sobre a Av.

Perimetral e outras, sem sinalização e calçadas descentes; – sobre os cuidados com a saúde mental do nosso povo, pois a saúde emocional será um dos principais problemas de saúde pós-pandemia; – Sobre a mudança de horário das sessões desta casa, para 19h00. Enfim, queremos uma Passos conectada com a empatia, com o trabalho em equipe, sem politicagens. Afinal, o dinheiro público não cai do céu, somos todos nós que pagamos essas contas com impostos! Pensar no povo acima dos interesses políticos! É o que pedimos e vamos cobrar de cada um dos excelentíssimos vereadores, para, daqui a quatro anos, nas urnas, demonstrarmos, ou não, nossa aprovação.

KEILA REIS, analista de marketing, é líder do partido Novo em Passos/MG