Colunas Do Leitor

UTIs lotadas

20 de abril de 2020

Um septuagenário cumpre rigorosamente a quarentena; está há mais de vinte dias preso (como eu). O seu vizinho, jovem e atleta (situação última que transformaria a terrível doença em “gripezinha”), não liga para o isolamento; chega até a fazer festas com muitos convidados. Por coisas do destino, vêm os dois – velho e jovem – a ser acometidos do corona virus; um, não obstante o sacrifício, pela fragilidade física; o outro, por simples e criminosa imprudência. Ainda por obra do acaso, têm manifestações graves e precisam de UTI. Entretanto, somente há uma vaga ali. Há de se fazer a angustiante escolha. Racionalidade briga com a ética. Quem assumir o papel de Deus justifica a opção?

Raul Moreira Pinto – Passos/MG

 

Malabarismo

Verifica-se que as discordâncias de Guedes, Maia e o Senado Federal, no dito socorro ao investimento, se concentra no malabarismo fiscal e financeiro que pretendem fazer para o capital ganhar na crise. “Financiar empresas”, “garantir capital de giro”, “colocar liquidez no mercado” são as dúvidas dos neoliberais. O ‘São Mercado Financeiro’ (privado) tão voraz, onipotente e onisciente quando não há crise, nesta hora vira um bebezinho frágil e apela para o ‘São Estado do Bem-Estar Social’ (setor público), dinheiro do contribuinte. Quer chupeta, quer continuar mamando nessa teta. Como sempre, o cinismo e a mentira imperam para tirar dinheiro do contribuinte. Alega que é a única alternativa para manter emprego e os salários durante o combate ao vírus.

Antonio Negrão de Sá – Rio de Janeiro/RJ

 

Infectados

Demorou! A moda pegou e, a partir de agora, os governadores vão apresentar sintomas da covid-19, fazer um videozinho na mídia e pronto, instalado o terror, como disse um senador do Amazonas. Já são dois até o momento, o do Rio de Janeiro e o do Pará. Na fila ainda temos os de São Paulo, Maranhão e outros rebelados. Melhor isolá-los!

Eliton Rosa – Rio de Janeiro/RJ