Do Leitor

Obrigatoriedade da vacina

19 de Maio de 2021

Desde criança aprendemos as limitações dos nossos direitos, impostas pela própria existência dos alheios. À medida que se adensa o conjunto das pessoas na sociedade, mais restritos ficam nossos direitos em razão do natural aumento da ocupação dos espaços individuais pelos seus membros. Assim o exercício do direito de não se vacinar, exaltado por alguns, vai impedir a fruição plena do direito à incolumidade de outros; nesse embate, acho que não há controvérsia sobre qual deve prevalecer. A liberdade individual não é ilimitada; os exemplos mais marcantes disso derivam do que impõe o direito de propriedade, que impede que se use o carro do vizinho, se tome o seu dinheiro ou se invadam suas terras. A abusiva extensão da dita liberdade individual nada mais é que manifestação do egoísmo mais puro.

Raul Moreira Pinto – Passos/MG


Atrizes e o conflito

A atriz Gal Gadot, famosa por interpretar a Mulher-Maravilha nos cinemas, gerou polêmica ao se pronunciar em suas redes pedindo paz no conflito entre Israel e a Palestina, colocando os dois lados como iguais em uma situação onde claramente o lado oprimido e atacado é a Palestina. Victoria Pedretti, atriz da Netflix, se pronunciou da mesma maneira e foi muito criticada por fazer uma falsa simetria ao tratar sobre essa guerra. É muito prejudicial que famosos se pronunciem dessa forma, passando desinformação e criando uma falsa ideia de que Israel sofre com ataques da mesma forma que a Palestina. Natalie Portman, atriz de origem israelense, deu exemplo quando, alguns anos atrás, foi chamada ao país para receber um prêmio e decidiu não comparecer, dizendo que a postura dos atuais líderes de Israel não a representa e não está de acordo com seus ideais.

Eduardo Martins – Belo Horizonte/MG


Proibido

Para que não haja interpretações dúbias: o pedido é para investigar Dias Toffoli e não julgá-lo. Mas nem isso o corporativismo do STF permite. Parece até que há uma caixa-preta com “pedido de vista”.

Luiz Frid – São Paulo/SP