Do Leitor

Live e Laive

6 de Maio de 2020

Como músico e ex-aluno do saudoso van Dijk, sinto que compartilhar conhecimento nunca é demais. O sr. César Tadeu apontou o dedo para os músicos acusando ignorância, dizendo que pronunciam o advérbio Live (ao vivo, em inglês), de forma errada (“Laive”, sendo que, segundo o colunista, o correto é “Live”, como “tive”). Diz ainda que o van Dijk nos corrigiria. E ainda termina com “ah, esses músicos…”

Entretanto, “Live”, em inglês, é uma palavra polissêmica, e de pronúncias variadas: Live, como advérbio (ao vivo), se pronuncia “Laive” – os músicos estão certos; Live, como adjetivo (ligado na corrente elétrica, por exemplo), se pronuncia “Laive” (como na música Live Wire, do AC/DC); Live, como verbo (viver), se pronuncia “live”. É a exceção à regra. Van Dijk ensinou tudo isso.

Se há dúvida quanto à pronúncia, basta dar um Google, mas procure com advérbio. Aliás, a música de Paul McCartney citada como exemplo na coluna se chama Live AND let die (viva e deixe morrer), e não Live OR let die (viva ou deixe morrer), grafia que o colunista repetiu mais de uma vez.

Se o Sr. César cantou Live OR let die a vida inteira, hoje vai descobrir uma nova música, com uma nova filosofia. Nada melhor que redescobrir Paul McCartney.
Ah, esses colunistas…

Rodrigo Silveira Lara Maia – Passos/MG

Regina fritada

De uma brilhante carreira como atriz, Regina Duarte, depois de nomeada para Secretaria Especial da Cultura, por Jair Bolsonaro, infelizmente, não disse a que veio. E, inapta para o cargo, tampouco se dignou, o que é lamentável, a enviar mensagens de condolências às famílias de dois expoentes da cultura brasileira, que faleceram, como o compositor Aldir Blanc, e o ator Flávio Migliaccio.

Se desta passagem pelo governo não terá nada para comemorar, menos ainda da sua foto abraçada com esse deslumbrado, e irresponsável Bolsonaro… Que, agora, sem consultar, demonstrando fritar a Regina, renomeou para direção da Funarte, o maestro Dante Henrique Montovani, que a renomada atriz havia exonerado…

Paulo Panossian – São Carlos/SP