Do Leitor

Honestidade demais, sei não!

30 de abril de 2021

Há anos, em São Paulo, havia um costume. Quando alguém, honesto, estacionava seu veículo em alguma vaga e arranhava ou mesmo amassava a lataria de outro já estacionado, ele deixava um bilhete no para-brisa do veículo com o seu telefone e até endereço, assumindo o dano. Motel ainda algo novo na cidade.

Um dia, um cidadão estacionou seu veículo num motel e causou um arranhão no veículo ao lado. Era pleno dia, por volta das 15 horas. Preferiu não deixar bilhete e anotou a placa do veículo. Afinal, ele também estava ali de forma nada recomendável, não iria se identificar para quem lhe era estranho.

Conseguiu depois o endereço do prejudicado e foi procurá-lo. Ao ser recebido, à noite, pediu para lhe falar em particular, pois era um assunto confidencial. Explicou o incidente e queria indenizá-lo. O sujeito lhe disse ser um engano, pois não usava o carro durante o dia. Quem usava era sua esposa, para fazer compras. Também não conhecia tal motel. Para provar o engano abriu a porta da garagem e mostrou o veículo. Qual foi o espanto ao confirmar o ocorrido!?

Não é preciso dizer que tal honestidade foi o suficiente para motivar um divórcio. Se não fosse a honestidade do cidadão, um dia a esposa poderia explicar que também não tinha visto e nem onde ocorrera tal fato. Continuariam em paz, até que um dia fosse descoberta a traição ou até que a morte os separasse.

Professor Luiz Guilherme Winther de Castro – Carmo do Rio Claro


Sou favorável à CPI da covid, mas pergunto: que cartas na manga tem o senador Renan Calheiros, que, salvo engano de minha parte, tem uns dez processos engavetados? E como pode um indivíduo desses, com tantas pendências na Justiça, ser relator de um caso tão importante?

Para corroborar, o ministro Lewandowski, amigo do Lulla (ambos vivem na mesma cidade, São Bernardo do Campo), libera áudios obtidos de forma ilegal para conhecimento do mesmo sr. Renan. Realmente, em nosso país a lei só funciona para alguns.

Luiz Roberto Savoldelli – São Bernardo do Campo/SP