Do Leitor

Do Leitor: Paróquia

3 de abril de 2020

Senhor Bom Jesus dos Passos nos Teus passos vamos caminhar.
Senhor Bom Jesus dos Passos, caminhaste conosco gloriosamente, iluminando os primeiros passos de nossa terra. Com amor, envolveste a cidade que te acolheu, transformando-se em padroeiro-Pai Amoroso. Cidade que durante anos e anos, se encanta com Tua presença, presente generoso.
A Capela foi desmembrada das freguesias (povoação do ponto de vista eclesiástico) de Ventania e Jacuí, através da Lei Provincial 184, pela Assembleia Provincial. Criada primeiro que a Cidade de Passos, no dia 3 de abril de 1840, através do primeiro capelão Padre Francisco de Paula Trindade, que requereu e conseguiu que a Capela fosse elevada à categoria de Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, a qual elevou o nome de nossa cidade. De lá para cá, a história e a fé de nosso povo se mistura, transforma e se faz presente, podendo ser contada, visitada e vivenciada na nossa Matriz
Hoje é um dia muito especial para todos nós, pois manifestamos nossa alegria pelo aniversário dos 180 anos. Quando uma pessoa querida faz aniversário, sabemos como presenteá-la. Sendo a nossa Paróquia, a aniversariante, qual seria o melhor presente?
O melhor presente que nós podemos oferecer é vivermos e amarmos como Jesus amou; é partilharmos Jesus Cristo entre nós para que possamos caminhar em harmonia.
Nossa paróquia está presente há quase dois séculos na memória e na vida de nosso povo; o Senhor Bom Jesus dos Passos representa para todos nós, fiéis católicos, todos os passos de Jesus, Filho de Deus, enquanto esteve no mundo acolhendo as pessoas e restabelecendo a alegria, o amor e a paz. Portanto, tenhamos o compromisso de seguirmos os Seus passos, que nos aponta o caminho da verdade e da vida.
Por todos estes anos, esperamos que sejamos tocados pela graça do “amor fraterno” e que o Bom Jesus seja a luz que ilumine nossos caminhos, renove nossas forças e anime nossa esperança para que, unidos, possamos nos transformar construindo o Reino de Deus em nossa cidade. Que Ele olhe com ternura e zelo para nossa paróquia e também para nossa cidade.
Que o entusiasmo dos sacerdotes durante todo este tempo e a devoção dos passenses, fortaleçam o ideal de servir a Deus.
Que os nossos párocos, já falecidos, estejam no Reino dos céus.
A nossa imensa gratidão e aplausos aos párocos que assumiram a direção da paróquia e fizeram um verdadeiro trabalho de Pastores, são eles: Padre Luiz Lemos, Padre José Pimenta, Dirceu Soares; e o nosso carinho ao atual pároco Padre Sandro Henrique, que assumiu a nossa Paróquia para conduzi-la com dedicação e entrega.
E um brinde à nossa paróquia e ao nosso povo!

 

Maria José de Oliveira – Passos/MG