Do Leitor

A quem recorrer!!!

24 de março de 2021

No dia 8 de março de 2021, o Brasil foi surpreendido com a decisão da suprema corte (STF), através do ministro Edson Fachin que anulou processos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Para fundamentar sua decisão, o ministro acatou suspeição de incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar os processos do Triplex; do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

O que, porém, me chama atenção, é o fato de só agora o STF ter descoberto que a competência para julgar esses processos era da Justiça Federal de Brasília, isto depois de ter passado por várias instâncias: (Triplex:3; Sitio de Atibaia:2; Instituto Lula:1). Até entendemos a incompetência da 13ª Vara de Curitiba no julgamento do caso; só não entendemos porque só agora foi tomada essa decisão de transferir tal competência, considerando que tiveram muito tempo pra isso, Pois esses processos se arrastam a mais de 2 anos. Essa atitude do ministro Fachin é incompreensível, e só serviu para manchar a reputação do STF, que é uma instituição séria, junto à sociedade.

O povo não compreende como todo trabalho da Lava Jato; bem como o trabalho de um juiz monocrático; o trabalho dos desembargadores e dos ministros do STJ foram desconsiderados, deixando o Brasil perplexo e revoltado, pois o infrator pode ficar impune, tendo em vista a possibilidade de alguns desses processos prescreverem ano que vem; inclusive há suspeita de que isso foi feito de propósito, o que não acredito, pois continuo confiando nesta Instituição como sendo de fato a guardiã da Constituição; esse sentimento, porém, parece não ser o mesmo da Imprensa mundial que vive fazendo chacota da justiça brasileira chamando-a de Prostituta.

O que estaria acontecendo com o STF! Estaria de fato cumprindo com sua obrigação de defender a constituição, ou seus ministros passaram por uma politização tão intensa que já não enxergam o real valor das coisas; já não sabem distinguir o certo do errado. Como resolver esse problema, como desfazer esse vínculo político no STF? Não seria o caso de acabar com essa indicação política, passando a admissão a ser através de concurso, como ocorre nas demais esferas do judiciário? O mundo está passando, talvez pela pior crise sanitária de sua história, e precisamos de uma justiça forte, atuante, que fiscalize os recursos utilizados na saúde, para evitar desvio, como já foi constatado desvio de bilhões de reais destinados ao combate à covid, desviados para os bolsos de políticos corruptos.

Mas eu quero te dizer uma coisa querido leitor: a justiça humana pode falhar, mas temos um Deus no céu que age com justiça, e Ele nunca falha. Na 1ª carta do Apóstolo Paulo aos Corinthios, cap. 5:10 está escrito: Todos terão de comparecer anti o tribunal de Cristo para prestar conta do que fizeram aqui na terra.Deus não está alheio ao que acontece na terra; Ele sabe de todas as falcatruas, roubalheiras e injustiças… enfim, Ele sabe de tudo. Veja o que diz a palavra de Deus no livro do profeta Zacarias 7:10. “E não oprimais as minhas viúvas, nem os órfãos, nem o estrangeiro, nem o pobre...” Portanto, meus queridos, nossa confiança está em Deus. Ela não falha.

Olívio Francisco de Oliveira – Passos/MG