Opinião

Constitucionais e democráticas

12 de Maio de 2020

Embora os comentadores políticos insistam em caracterizar as manifestações das quais o presidente Bolsonaro participou e que pediam a volta dos governos militares como inconstitucionais e antidemocráticas, o próprio ministro do STF Luís Roberto Barroso, em entrevista televisiva, caracterizou tais manifestações como constitucionais e democráticas. Sim, pois manifestar o entendimento político de modo pacífico e ordeiro é livre em democracias, assim como, também, as opiniões que diferem em seus entendimentos, inclusive os dos
comentaristas.

Marcelo G. Jorge Feres – Rio de Janeiro/RJ

Fim da fantasia

As pessoas estão percebendo a inversão de valores da pior forma possível, através da pandemia da covid-19. As celebridades perderam o sentido, os salários exorbitantes dos reis da mídia não podem comprar a saúde, os esquemas de corrupção armados entre os políticos e empresários não fazem mais sentido. Cada um precisa encarar o espelho, sem maquiagem, sem máscaras e sem roupas. Quais são as reais convicções de cada um? Somente o espelho poderá responder. Maldito vírus que tirou todo mundo da fantasia coletiva e universal. A verdade é tão simples assim?

José Carlos Saraiva da Costa – Belo Horizonte-MG

Prendendo a respiração

Lucros decrescentes nas grandes corporações; desemprego global em alta; economia mundial em recessão, com movimentos comerciais entre países próximos à estagnação; aniquilação recorde de médias e pequenas empresas, outrora consideradas glóbulos da seiva vital de negócios. Eis alguns dos efeitos que se apresentam como decorrentes da pandemia de coronavírus que ainda se desenvolve mundo afora, sem que a verdadeira ciência saiba até agora como frear seu avanço, aconselhando, por isso, aos respectivos governos o único recurso que se apresenta para poupar vidas: um defensivo isolamento social, às vezes com recomendação de lockdown – palavra atualmente na moda. Enquanto todo este cenário se desenrola, o mundo prende a respiração à espera de uma vacina ou da comprovação de eficiência de algum medicamento. Que Deus inspire os que labutam na reclusão dos laboratórios.

Paulo Roberto Gotaç – Rio de Janeiro/RJ