Opinião

70 anos de muita oração

POR PAULO NATIR

23 de julho de 2021

A oração é a chave para as vitórias de Deus em nossa vida”!

O Carmelo São José, em Passos, está comemorando neste ano 70 anos de fundação. A cidade do Senhor Bom Jesus dos Passos tem um enorme orgulho por ter uma instituição santa deste porte aqui nessas bandas das Minas Gerais. O agradecimento é do fundo de nossos corações por todas as vezes que as carmelitas elevaram seu pensamento a todos nós e pediram a proteção da mãe Maria aos filhos dessa cidade e de toda a região.

São 70 anos de evangelização em um lugar de muita paz. O carisma da ordem das carmelitas é a oração, a intercessão, a imolação (sacrifício) pela igreja, a vida fraterna como testemunho de que é possível viver o céu na terra, a vida comum e a clausura (separação).
A ordem das carmelistas é originaria da Espanha. Um dos principais idealizadores de sua vinda para Passos foi o monsenhor Messias Bragança – então pároco da Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos. Hoje são cerca de 17 irmãs que vivem aqui em Passos e levam uma vida de plena oração.

Como muitos sabem o poder da oração é a nossa principal arma contra as ciladas do maligno. A fé remove montanhas e nos conduz a Deus sem intermediários. A fé também é curativa e renovadora. Vejamos algumas passagens bíblicas: São João assim escreveu: Jesus tem o poder – “E eu farei tudo que vocês pedirem em meu nome para que o pai seja glorificado no filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu vos farei”.

A oração também traz a cura vejam: “Portanto confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. Quem ora vê milagres: Jesus respondeu: “Eu asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem poderão dizer a esse monte: Levante-se e atire-se no mar, e assim será feito. E tudo que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”. (Mateus 21: 21-22).

Basta pedir: “Peçam e será dado; busquem e encontrarão; batam e a porta será aberta”. (Mateus 7:7). Deus lhe ama e quer fazer as coisas boas por você. Ore e não desista. Você verá o poder de Deus. Deixe Jesus cuidar de você. Ele sabe de seus problemas. Vê como ele pode te ajudar.

A comunidade de Passos tem uma dívida eterna com o Carmelo São José. Nós podemos auxiliar a instituição a manter viva esse sacerdócio de oração. As religiosas imbuídas no espírito santo ainda produzem velas, hóstias, bordados e artesanato. Esses produtos são comercializados para manutenção da comunidade. Vamos colaborar: “Jesus é nosso guia”. Que a paz esteja com todos!
PS – Para saldar a artista Clélia Monteiro – homenageada nessa edição do Festival Nacional de Tetro de Passos. Parabéns aos organizadores.

PS2 – Para saldar Alexandre Marino e seu brilhante artigo divulgado na semana passada nesta Folha da Manhã.

PAULO NATIR é Jornalista