Opinião

30 bons anos

POR MARCIO NOGUEIRA

3 de abril de 2021

Março se encerra de uma maneira interessante e grandiosa para Passos. Vivaldo Soares Netto é reconduzido à provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Passos e Carlos Antonio Alonso Parreira, fundador da Folha da Manhã, obtém a filiação do jornal no IVC – Instituto Verificador de Comunicação. O médico e o jornalista são “produtos” passenses. Dr. Vivaldo é filho de um simpático e competente sapateiro, profissão nobre e valorizada, e posteriormente grande comerciante em nossa cidade. Sua mãe, D. Benedita Porto Soares, é de tradicional família passense, que soube como ninguém criar sete talentosos filhos. Carlos Parreira é filho de um pacato bancário e agitado filantropo.

Diógenes Parreira, se revelou como um dos mais atuantes vicentinos de Passos e dedicou o fim se sua vida dando sua sabedoria no desenvolvimento de nossa Santa Casa. Sua mãe, D. Marina Alonso Parreira, também de tradicional família passense, criou de maneira exemplar 5 filhos. 30 é o que esses dois tem em comum. Dr. Vivaldo completa 30 anos como Provedor de nossa Santa Casa. Carlos Parreira completou recentemente 30 anos dirigindo a Folha da Manhã, jornal diário que fundou. São dois expoentes intelectuais que engrandecem nossa cidade. Dr. Vivaldo soube conduzir a Santa Casa de maneira a alçá-la como o 11º hospital mais importante do Brasil. Carlos Parreira fundou um jornal de tiragem diária, um dos poucos existentes no interior do Brasil.

Manter-se durante 30 anos como diretor de uma entidade como a Santa Casa exige dedicação, competência, sacrifícios e honestidade. Fazer crescer uma entidade que vive dos parcos recursos do SUS é uma tarefa que exige sabedoria acima de tudo. Ser jornalista no interior não á apenas redigir notícias. É buscar notícias, comerciais, comprar papel, contratar funcionários, vender e distribuir jornais, conquistar publicidade. E, acima de tudo, conquistar leitores. Parreira é um jornalista/empresário de coragem. Ele acaba de obter para a Folha da Manhã a credibilidade do IVC- Instituto Verificador de Comunicação.

O que isso significa? Significa que quando o jornal disser que imprime e distribui tantos exemplares por dia, esse número de exemplares é exatamente o que foi produzido. Carlos Parreira tem coragem suficiente para ser honesto. A Folha da Manhã passa a ser auditada diariamente. No mundo empresarial poucos têm a coragem de dizer a verdade sobre os seus números. A Folha da Manhã é um desses poucos. Fico pensando em quantas em vezes o Dr. Vivaldo pensou em deixar a função de Provedor.

Seu consultório abandonado, seus pacientes exigindo sua presença, sua família necessitando de sua presença, as viagens incessantes, os compromissos frequentes e cansativos. Fico pensando em quantas vezes o Carlos Parreira pensou em deixar o jornalismo. Assinantes reclamando a falta do jornal, anunciantes exigindo retorno, a falta de papel no mercado, o funcionário que faltou, o revisor que errou. Tudo, tudo isso causa um estresse diário que só os fortes (e idealistas) suportam por tanto tempo.

Dr. Vivaldo herdou um legado de grandes homens a começar pelo Barão de Passos, fundador da Santa Casa de Misericórdia de Passos, sucedido por grandes personalidades passenses. Leigos e médicos fizeram essa história de grandeza que culminará com a Cidade da Saúde e do Saber, obra que elevará Passos no cenário mundial. Carlos Parreira, com uma ideia em mente, criou uma empresa de comunicação que orgulha Minas Gerais. Hoje já não é somente a Folha da Manhã, o jornal impresso que aguardamos todas as manhãs para tomar conhecimento dos acontecimentos mundiais.

A Folha atingiu o mundo através de sua versão on-line, do Facebook e de suas promoções sociais. Seu parque gráfico é uma indústria moderna e florescente que atende a grande número de clientes em toda região. Parabéns, Dr. Vivaldo pelos 30 anos à frente de nossa Santa Casa. Parabéns, Carlos Parreira pelos mais de 30 anos da Folha da Manhã e, mandar fiscalizar a própria empresa é ter confiança naquilo que realiza. Mais Parreiras e Vivaldos houvesse em Passos mais feliz a cidade seria. Sei muito bem o que significa 30 anos. Minha empresa, a Leal M Administração e Processamento de Dados Ltda., fará 30 anos de atividades no dia 4 de abril.

MARCIO NOGUEIRA, sociólogo