EMERSON BARBOSA
Saúde mental
Quais os desafios da saúde mental no Brasil? Nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Mesmo assim, parte dessas pessoas não possuem assistência médica adequada quanto à saúde mental.
A depressão é o mal do século XXI. A ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros. Os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Exigências, desafios, problemas, mudanças, momentos felizes e nem tão bons.
Emoções que vivenciamos todos os dias, ao acordar e ao se deitar. Sentimentos que, de alguma forma despertam reações emocionais que impactam nossas vidas e a maneira como agimos e como pensamos.
Saúde mental é equacionar bem essas emoções. É estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitando e entendendo o que a vida nos apresenta.
É considerado um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional, que define o nosso bem-estar social, emocional e psicológico. A forma como lidamos com esses fatores é que será determinante para manter ou não a qualidade da nossa saúde mental.Mas se não conseguirmos lidar com elas positivamente, isso pode gerar um desequilíbrio emocional, ocasionando uma série de transtornos emocionais e até doenças mentais
Os desafios são grandes, em especial em relação à assistência que ainda é deficitária. Problema que compromete a reabilitação do paciente, em especial em instituições públicas.
A falta de uma política séria e programas eficientes são os maiores desafios a serem ultrapassados. Aliado a isso, o preconceito ainda é outro grande entrave. Muitas pessoas simplesmente são chamadas de loucas e afastadas do convívio social.
Já os tratamentos psicoterapêuticos, envolvem psicoterapia, técnicas de terapia comportamental e hipnoterapia.
Dependendo do caso, o especialista pode associar todos os tipos de tratamentos e ainda indicar uso de medicamentos.
Os mais convencionais são: psicoterapia; terapias comportamental, cognitiva e interpessoal; psicanálise; psicoterapia psicodinâmica ou psicoterapia de apoio.
Especialistas da USP apontam que o Brasil está entre os países que mais apresentam pessoas ansiosas (63%) e depressivas (59%). A Irlanda ocupa a segunda colocação com 61% da população apresentando ansiedade e 57% depressão.
Certo.
E como resolver toda esta situação, desafios? Diante 10 suicídios confirmados em nosso Município, se fizéssemos um estudo, com absoluta convicção teríamos números alarmantes. Saúde Mental é prioridade em que a sociedade tenha equilíbrio para vencer os desafios da vida.
No nosso Município tenho tentado compreender a fragilidade que a área se encontra, pois a dor psíquica é notório. Nas visitas que faço na upa pessoas se queixam que já é três, quatro vez a ida na referida é o “médico – nada o fazer. Ele está certo, pois realmente não é infarto, não é virose, não é crise diabética, salientando que estou especificando os que obtemos uma conversa de 10 ou 15 minutos, só querem ser escutados, isso é triste se estamos tão bem.
Porque ainda ocorre? Lógico que sempre terá erros mas, o que estamos fazendo para inversão do quadro? Eu apresentei sobre estagiários de São Sebastião do Paraíso e de Passos atender a população, enfatizando ter sido muito bem recebido pelo secretário de saúde, porém fomos encaminhado para celebrar o contrato com a administração. Já irá fazer mesniversario.
Fico me questionando será que o custo simbólico não compensa aos cofres públicos? Ora se não existe profissional, qualquer ajuda seria bem vinda . Ou seja será que é tão lindo magnífico como vem sendo demonstrado? Não tenho se quer o mínimo de interesse político, porém Passenses o momento é de razão não emoção. Deus nos ajude!!!
EMERSON BARBOSA é psicanalista em Passos