Opinião

OPINIÃO

12 de setembro de 2024

FOTO: REPRODUÇÃO

Pior qualidade do ar

O fogaréu recorde que domina a grande parte do território brasileiro é tão impressionante que São Paulo ficou, pelo segundo dia consecutivo, entre as piores cidades mundiais com o ar contaminado pela fumaça de tais incêndios. Esta realidade climática é tão assustadora e inovadora entre nós, que não temos condições de prever os efeitos em nossa saúde e em nossos organismos.

José de Anchieta Nobre de Almeida – Rio de Janeiro/RJ

 

Combate ao fogo

Com a quantidade enorme de incêndios nas matas do Brasil – em sua maioria de aparência criminosa –, a situação do clima atingiu um ponto em que o ar está irrespirável em São Paulo, e a tendência é de piora, porque não há previsão de chuvas tão logo. Pergunto: por que o governo federal não chama seus militares entocados nos quartéis e os desloca para as regiões onde tem sido mais difícil de debelar o fogo? O que temos visto pela TV são imagens de pessoas sem os equipamentos e a força adequados se batendo em matas incendiadas, tentando controlar o fogo, colocando a vida em risco – um contraste, por exemplo, com Brasília, onde ministros do STF têm auxiliares até para puxar sua cadeira quando vão se sentar.

Laércio Zannini – São Paulo/SP

 

Medalha de mérito

A medalha de mérito Oswaldo Cruz é destinada a pessoas e entidades que contribuíram de alguma forma com a saúde dos brasileiros. Apenas a primeira-dama e a empresária Luiza Trajano, que comanda a rede de lojas Magazine Luiza, não tiveram a especificação no decreto sobre a contribuição que tiveram para a saúde ou cargo ocupado relacionado ao tema. Como diria o macaco Sócrates: “eu só queria entender” essa condecoração que o presidente Lula concedeu.

Roberto Solano – Rio de Janeiro/RJ