13 de dezembro de 2023
WASHINGTON L. TOMÉ DE SOUSA
Buracos, depressões na pista, remendos, falta de sinalização ou sinalização inadequada e deficiente, obras na pista mal sinalizadas, atrasos recorrentes nos cronogramas de obras, principalmente na criação de terceiras pistas e de duplicação da rodovia… e pedágios e mais pedágios… em que não se nota um padrão de qualidade médio ou superior em todo o seu percurso, se comparado com o de rodovias semelhantes do Estado vizinho (SP), enfim, alguém poderia dizer que estamos falando de uma rodovia qualquer de Minas Gerais, mas , não, estamos transitando pela primeira PPP (Parceria Público Privada) do Estado, que deveria servir de espelho, de modelo para as demais, sendo uma das principais rodovias de Minas, importante via de interligação interna e com o Estado de São Paulo, transportando pessoas e escoando mercadorias e riquezas.
Pode parecer exagero a descrição, mas é com o que se deparam os motoristas que trafegam pela mencionada via. Em feriado recente, ‘ousei’ fazer uma viagem de Passos a Capitólio e sofri este trecho da rodovia, que não é muito diferente dos demais. Imagino o quão desgastante deve ser para quem tem que viajar regularmente por esta rodovia, principalmente aqueles que o fazem por razões profissionais, como motoristas de caminhão e de outros veículos.
Para não ser acusado de estar sendo injusto, observa-se que muitas melhorias foram e estão sendo executadas ao longo do percurso dessa importante via de transporte, mas, ainda assim, insuficientes para atender às atuais e futuras demandas, que urgem, tais como a instalação da fábrica da Heineken em Passos e outras, o que gerará tráfego mais pesado e intenso de caminhões em trechos de trânsito lento, tornando-os mais lentos ainda. É um gargalo bem próximo e anunciado.
Reproduzo, abaixo, trechos de outros artigos por mim publicados e que retratam a importância da Rodovia MG 050 para a região e para o Estado de Minas Gerais, na circulação de pessoas, na geração riquezas e no desenvolvimento regional, devendo merecer especial atenção das autoridades de todos os municípios por ela atendidos e do Governo do Estado.
A rapidez e a segurança em seus diversos aspectos são fatores primordiais no transporte rodoviário, seja de pessoas ou de cargas, em um mundo que exige, cada vez mais, velocidade e presteza no atendimento de suas demandas.
Estado vizinho nosso, São Paulo, potência econômica no país e na América Latina, já descobriu isso faz tempo e prioriza investimentos nos meios de transporte e na sua logística… possibilitando a rápida circulação de pessoas e de riquezas por suas vias e facilitando a conexão com o mundo. Tudo isso, uma das razões de sua pujança e liderança econômica.
Exemplo a ser seguido por Minas, o de São Paulo, se quisermos avançar no desenvolvimento econômico e social. Por óbvio, este não é o único fator de crescimento e as realidades dos dois Estados são díspares, mas a excelência dos meios de transporte está na sua base, é inafastável.
Quando da realização de estudos para a implantação da Parceria Público Privada da Rodovia MG 050, a previsão era de fluxo inicial de 17 mil veículos/dia. Hoje, dez anos após (2017), circulam diariamente pelo Sistema cerca de 33 mil, aproximadamente o dobro…
Consolidada como uma das principais vias de circulação de pessoas e de mercadorias e de ligação do centro-sul-sudoeste de Minas com o Estado de São Paulo, o mais rico da federação, a Rodovia MG 050 e a PPP em curso devem demandar especial atenção por parte do poder público e dos políticos de toda a região por elas abrangidas, como fator de circulação e de geração de riquezas no seu entorno.
Como contraprestação ao pedágio pago, não se pode, também, olvidar da segurança e do conforto que a concessionária deve proporcionar ao usuário… considerando-se o elevado número de acidentes graves e fatais que nela vêm ocorrendo desde a sua implantação.
Gargalos e outros problemas
Um empreendimento de grande porte como o da fábrica da Heineken, gerará impactos consideráveis em diversas áreas, tais como a ambiental, a social, a de logística etc. Quanto a esta última, por exemplo, comenta-se que cerca de 300 caminhões transportando cerveja sairão da fábrica por dia, via rodovia MG 050. Serão caminhões indo e retornando pela mesma via, diuturnamente.
A concessionária da rodovia, a Nascentes das Gerais, já foi instada, tanto pelo Estado de Minas quanto pelo Município de Passos a se preparar para tal impacto, fazendo os investimentos necessários na via para suportar tal demanda, a fim de se evitar os já conhecidos gargalos de tráfego nas pistas simples e que já deveriam estar duplicadas? Isso, para se ficar só nesta questão. Sem planejamento prévio, problemas evitáveis surgirão.
Poderia ser uma tragédia grega, atualizada, mas, não, é um drama mineiro, mesmo. Diz a mitologia grega que as almas dos mortos eram transportadas deste mundo para o além, para o Hades, por um deus chamado Caronte, que só levava em seu barco as almas daqueles que pagavam uma espécie de pedágio, daí o costume dos gregos antigos de colocar duas moedas nos olhos do defunto, nas cerimônias fúnebres daquela época. As almas dos que não pagavam ficavam a vagar por cem anos às margens do rio que delimitava o território dos vivos e dos mortos.
Após mais uma série de acidentes fatais na MG 050 nos últimos dias, que ceifaram vidas que pagaram para transitar em segurança (e com vida, obviamente)… mas o que encontraram foi um pedágio para a morte, em flagrante descaso demonstrado pela concessionária da via pública e pelo Estado para com a vida de seus usuários:
– “Grave acidente na MG 050 deixa vítimas fatais e grande …”
– “Acidente termina em morte na MG-050 – Folha da Manhã…”
– “Acidente mata duas pessoas na MG-050 em Passos, MG | Sul de …”
– “Acidente entre dois carros na MG-050 em Itaúna deixa três mortos”
– Com 110 mortes nos últimos dois anos, MG-050 lidera estatísticas”
– “MG-050 é apontada como mais uma ‘Rodovia da Morte’ em Minas …”
– “Motociclista morre em grave acidente na rodovia MG 050”
– “Rodovia da morte, MG-050 é a mais perigosa no território mineiro”.
Estes são apenas alguns dos 206 mil (sim, pasmem, 206 mil!) títulos encontrados em pesquisa no Google, de reportagens e matérias ligadas ao ‘pedágio para a morte’, que se paga para transitar na fatídica MG-050.
Por certo, os condutores dos veículos também contribuem para que ocorram acidentes, por imperícia, imprudência ou negligência, mas, até quando essas tragédias anunciadas continuarão a acontecer, sem que aqueles que exploram, administram e são os principais responsáveis pela segurança dos cidadãos e das vias públicas (nesse caso específico, a concessionária Nascentes das Gerais e o Estado de Minas Gerais), tomem providências para enfrentar o problema e apresentar soluções que minimizem as mortes e os acidentes? Afinal, paga-se pedágio para transitar pela rodovia em segurança, e não para nela ou por ela morrer.
Saúde e paz a todos!
WASHINGTON L. TOMÉ DE SOUSA (Reflexões – @washingtontomedesousa – Youtube e Facebook), bacharel em Direito, ex-diretor da Justiça do Trabalho em Passos, escreve quinzenalmente, às quartas, nesta coluna