Opinião

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13 de outubro de 2023

ALBERTO CALIXTO MATTAR FILHO

A visita à Casa de Anne Frank

Um dos locais mais marcantes de Amsterdã é, de fato, a casa de Anne Frank, que se transformou em uma espécie de museu aberto a visitações. Estar ali e poder observar as várias fotografias e todos aqueles cômodos significa associar imaginação e realidade.

É como trazer ao olhar os níveis de angústia e incertezas que acometeram os habitantes daquela grande residência, que se eleva em quatro andares acima do cômodo que serve de térreo. Por escadas extremamente íngremes e estreitas, atingimos o exíguo espaço do topo. Sensação de claustrofobia.

Sentimo-nos, pois, no lugar das pessoas que ali viveram como se fosse um autoexílio para tentar sobreviver às perseguições de Hitler. Percebemos, assim, o sofrimento, a inevitável paranoia e os parcos fluxos de esperança que acabam servindo de suporte à existência em momentos tão drásticos e quase sem perspectivas de alívio.

Ter estado ali me impõe lembrar que, em 2019, li o clássico “O diário de Anne Frank”, sobre o qual aqui publiquei um texto. A obra se transformou em um valoroso documento de época.
A leitura e a presença física, ou a imaginação provocada pelas palavras de uma adolescente e o olhar para o espaço restrito em que viveram são experiências fundamentais que se complementam.

Eis, pois, com mínimas alterações, aquele texto, que também está na edição do segundo volume do meu livro:
“O diário de Anne Frank” tem sido das obras mais lidas do mundo nas últimas décadas, um dos vários documentos extraordinários do que se passou nos últimos dois a três anos de um dos períodos mais cruéis da história: a Segunda Guerra Mundial. Desta feita, com um pequeno grupo de fugitivos, que se abrigaram em um cômodo comercial.

Sua originalidade vai além das circunstâncias bélicas de tempos sombrios. Embora escrito sob um panorama terrível, não se restringe somente às notícias ouvidas nas rádios sobre perseguições a judeus, mortes, bombardeios e exílios em campos de concentração, mas também na narrativa do cotidiano de pessoas que se viram obrigadas a tentar escapar da fúria de Adolf Hitler e, assim, manter um mínimo de equilíbrio em busca de um futuro melhor.

Anne Frank é uma menina de família judaica nascida em Frankfurt, Alemanha, em 1929. Em 1933, ela, sua irmã e seus pais emigraram para a Holanda a fim de se esquivarem da mira dos nazistas, que já ocorria em anos antecedentes ao início da Segunda Guerra. Seu pai, Otto Frank, arrumara trabalho numa firma holandesa.

A questão é que, em anos posteriores, por volta de 1942, no auge das batalhas, a situação se agravou bastante para os judeus, e Anne Frank, juntamente com sua família e outros amigos, teve que se esconder em um anexo do prédio comercial onde seu próprio pai trabalhava, algo como um esconderijo secreto, com certa estrutura para abrigar aquele grupo de oito pessoas.

Mas o destaque da obra em si é a excepcional capacidade de uma adolescente em transpor para as folhas de um diário a rotina de pessoas que, em desespero por se manterem a salvo, não viram outra hipótese a não ser dividir um oculto espaço em busca de autoproteção.

Ela demonstra, a todo instante, que era leitora voraz e apaixonada pela escrita. Escrever lhe representava o expurgo necessário de toda a dor que sentia. Seu diário era uma espécie de amiga íntima a quem chamava de Kitty e que lhe permitia confessar, sem receios, os dramas mais recônditos que a fustigavam.

Estamos perante uma narrativa pungente, pois repleta da angústia inevitável para quem se via em uma das piores situações da existência, se não a pior: as agruras das injustiças de uma guerra, com exílio e morte chocantes.
Apesar, todavia, das dificuldades, resta à Anne a revelação de aspectos corriqueiros dos relacionamentos entre os moradores e suas estratégias de como lidar com a escassez iminente até de alimentos.

Surgem, então, as descrições do que comiam, da divisão dos cômodos, do uso da água e do banheiro, dos conflitos de temperamento, dos momentos irritantes, dos momentos de paz, das poucas horas de felicidade, dos fatos risíveis e, principalmente, do sentimento que ainda os movia em meio à tanta adversidade, a esperança.

Sim, a esperança. Sob sua escrita madura, em cujas entrelinhas é possível perceber as ilusões de uma adolescente que sonhava com a liberdade, o amor e a realização profissional no seio da barbárie do Holocausto, somente a esperança poderia lhe dar o necessário suporte para sobreviver e sonhar.

“ Alegria celeste, tristeza mortal. Sinto uma alegria celeste quando me lembro como estou bem aqui em comparação a outros judeus. A tristeza mortal me invade quando ouço contar que a vida lá fora continua.” “ … você já sabe há muito tempo que o meu maior desejo é vir a ser jornalista e, mais tarde, escritora famosa. Serei capaz de realizar minha ambição? ”

O dramático fim de todos os integrantes do anexo vem narrado nas duas páginas finais. Ler “O diário de Anne Frank” é um exercício de introspeção para o repúdio a quaisquer tipos de arbítrio ou imposições ideológicas. A quaisquer tipos de violência, acrescento.

ALBERTO CALIXTO MATTAR FILHO escreve quinzenalmente, às quintas, nesta coluna (mattaralberto@terra.com.br)