Opinião

Opinião

29 de agosto de 2023

PAULO NATIR

Forrest Gump das Gerais

O mago Zé Geraldo (que nasceu no então distrito de Rodeio, Uba- MG) está virando gente nossa por suas diversas vindas a Passos, porém, na última segunda-feira (21), ele veio para uma ocasião muito, mais muito especial que foi abrir a VII Flipassos (Feria de Literatura de Passos). Com o tema “Gente Nossa” a feira literária passense prestou uma linda homenagem ao jornalista, professor e escritor José dos Reis Santos. Após a solenidade de abertura, o público presente na praça Geraldo da Silva Maia esqueceu que era segunda-feira e se jogou nos encantos das belas canções de Zé Geraldo.

Além de uma linda galeria de fotos da abertura da Flipassos, o Jornal Gente (Máira Piassi) de sábado nos apresentou um vasto currículo do homenageado e uma série de prêmios conquistados por “Zé Reis”. Formado em Letras pela então Fesp, hoje Uemg, o professor tem especialização em Mídias em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação pelo Centro Universitário Claretiano.

Casado, pai de duas filhas e com um neto José foi professor em escolas municipais, estaduais e particulares de Passos onde desenvolveu uma série de projetos pedagógicos como mini-programas de rádio, gibi, charge literária e fotografia. Há anos, ministra voluntariamente, curso de Redação para alunos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Por sugestão de seu amigo, o premiado escritor Marco Túlio Costa, Zé Reis começou a se inscrever em concursos literários. Além do magistério nosso homenageado já atuou profissionalmente em rádio, TV e assessoria de imprensa. Marco Túlio foi certeiro em sua intuição. Em pouco tempo o professor conquistou muitos prémios e teve diversas de suas obras selecionadas para antologias tanto no Brasil como em Portugal.

José Reis ainda é referência em escrever teatro, biografia e memorialística. Entre alguns prêmios conquistados pelo professor estão dois concursos internacionais: Vicente Cardoso (contos) e International Nature Contest (poesia) e os nacionais Concurso de Contos Paulo Leminski, Prêmio Literário Florestan Fernandes, Prêmio Literário Sérgio Farina, Concurso Literário e de Imagens do IFTM e um concurso estadual – o Concurso de Contos da FAE/Uemg.

Posso dizer com propriedade que Zé Reis foi o melhor professor que tive. Porém, ele não foi meu professor nem no primário, no ginásio ou na universidade. Atuei com José na Folha do Comércio – premiado jornal da Associação Comercial e Industrial de Passos. Éramos uma grande equipe que ainda contava com o talentoso jornalista Claúdio Fernandez Dutra e a querida Terezinha Sarago – que era responsável pela parte social. Infelizmente a Folha do Comércio entrou para a lista do “já teve”, mas essa é outra história.

A Flipassos contou também com uma série de atividades literárias e lançamentos de livros no anfiteatro da casa da Cultura e na tenda montada na praça do Rosário. A feira é uma realização da Prefeitura de Passos com apoio da Escritores & Cia. Tenham uma ótima semana.

PAULO NATIR é Jornalista