15 de agosto de 2023
Paulo Natir
A “Cidade das Festas”também poderia ser chamada de cidade da Cultura e, principalmente, cidade da Religiosidade. No início do mês a Paróquia Senhor Bom Jesus promoveu a tradicional Festa do Padroeiro que nesse ano foi festejada de uma forma muito especial. A igreja da Matriz comemorou os 200 anos da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos.
As celebrações especiais tiveram início no último 27 de julho quando a cidade recebeu mais uma vez, com muito orgulho, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Aparecida. Os fiéis participaram efetivamente tanto das missas, santo terço, terço da misericórdia, novena e adoração ao Santíssimo como também da tradicional quermesse, com leilão de brindes e bingo.
O destaque da quermesse foi o concorrido leilão em torno do chapéu do padre Sandro Henrique de Almeida. A renda da quermesse será usada, principalmente, nas obras da igreja de Nossa do Carmo, no residencial Eldorado.
Padres de algumas paróquias da cidade tiveram a oportunidade de celebrar a santa missa durante a Festa do Padroeiro. O padre redentorista e da TV Aparecida, Camilo Júnior, também teve a honra de presidir uma missa ao lado do padre Sandro Henrique
Apesar de toda beleza da Festa do Padroeiro os corações de muitos fiéis estavam bastante apertados. O motivo é a transferência do padre Sandro que nos próximos dias irá assumir uma nova paróquia na cidade de Poços de Caldas. Quem assume a paróquia Matriz é o conhecido amigo padre Gledson Antônio. Antes de vir para Passos Sandro Henrique foi pároco em Itamogi e Cássia.
Espero que o adeus ao padre Sandro seja um até breve. Nestes quase sete anos que esteve em Passos o religioso nos ensinou muita coisa. Além de sua fé fervorosa, ele nos encantava muito com sua potente voz. Uma de suas grandes qualidades era interagir com as crianças que participavam da missa das dez horas aos domingos.
Era muito lindo de ver o carinho que a meninada trocava com o padre Sandro. Jamais vamos esquecer da doação, carinho e gentileza neste tempo que estivemos juntos. O povo de Passos é eternamente grato a tudo aquilo que Sandro Henrique, com muito talento, nos ensinou.
Um dos momentos mais brilhantes de sua passagem em Passos aconteceu no auge da pandemia do coronavírus quando o religioso percorreu as ruas da cidade benzendo e abençoando todo povo de Passos.
Que a cidade de Poços de Caldas te receba com os braços abertos. Esse município vai ser muito abençoado com sua sabedoria e dedicação. Vai com Deus nobre pastor “qualquer dia a volta a se encontrar”…
PS – Vinte estabelecimentos entre bares, lanchonetes e restaurantes estão participando do Primeiro Festival de Buteco – promovido Acip. Vale a pena conferir. O cardápio é de dar água na boca! Participem até o dia 05 de setembro. Tenham uma abençoada semana.
PAULO NATIR é jornalista.