Luciene Garcia
ALPINÓPOLIS – A instituição não governamental ‘Siga Antenado’ anunciou a abertura de agendamento para a instalação gratuita do kit da nova parabólica digital para moradores de baixa renda de Alpinópolis e outras nove cidades do Sudoeste de Minas. A iniciativa visa apoiar a população menos favorecida durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais para as parabólicas digitais em função da chegada iminente do 5G.
A ‘Siga Antenado’, que é uma entidade sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel, assume a responsabilidade de proporcionar suporte técnico para a troca das parabólicas, garantindo que aproximadamente 500 famílias sejam beneficiadas em Alpinópolis, somente nessa primeira fase.
Para ser elegível ao serviço gratuito, é necessário que essas famílias estejam inscritas em programas sociais do Governo Federal e já possuam uma parabólica instalada e funcionando.
A substituição da parabólica convencional pela antena digital é crucial, uma vez que as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar após a implementação da tecnologia 5G. Aqueles que não realizarem a troca não terão mais acesso aos canais de TV.
Risco de interferência
Outra questão a ser considerada é o risco de interferência no sinal da TV quando o 5G for ativado em Alpinópolis, o que poderá acontecer em breve, pois a Anatel liberou recentemente a faixa para a implantação do serviço na cidade, bastando apenas que as operadoras instalem os equipamentos.
Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica convencional, isso pode causar problemas como chuviscos, chiados, travamentos e interrupções na imagem, daí a importância das substituições.
Gratuito
Famílias de menor renda em Alpinópolis já podem agendar a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. Para verificar se têm direito ao benefício, os interessados devem entrar em contato via telefone ou acessar o site do ‘Siga Antenado’ onde deverão fornecer o número do CPF ou do NIS.
O diretor da ‘Siga Antenado’, Leandro Guerra, destacou os benefícios da nova antena, dizendo que a nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi. Segundo ele, é muito importante que as pessoas procurem os canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito.
A ação foi comemorada pelo prefeito Rafael Freire, que ressaltou a importância desse suporte às famílias mais carentes, garantindo que tenham acesso contínuo à televisão e se mantenham conectadas aos conteúdos televisivos em meio às mudanças tecnológicas em curso.
O prefeito aproveitou para convocar todos os interessados a realizar o agendamento e assegurar esse benefício para suas famílias, lembrando que isso pode ser feito por meio dos canais de atendimento do ‘Siga Antenado’ ou, para os que tiverem alguma dúvida ou dificuldade, procurar a Secretaria de Assistência Social de Alpinópolis, onde todos serão devidamente orientados.
O programa ‘Siga Antenado’ alcançou sua quarta fase, atendendo mais de 500 mil famílias no Brasil até o momento. A iniciativa já contemplou capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes, estendendo-se para municípios com 200 mil moradores e seus arredores. Agora, a atuação se expande para cidades com mais de 100 mil habitantes e municípios vizinhos, beneficiando uma parcela significativa da população brasileira.