Destaques Esporte

Olimpíada de atletismo acontece neste sábado

12 de julho de 2024

Ginásio Baru de Pádua será palco de todas as provas da Olimpíada Municipal de Atletismo adaptado para quadra coberta / Foto: Divulgação

ÉZIO SANTOS

 

PASSOS – A Secretaria de Educação promove neste sábado, 13, a Olimpíada Municipal de Atletismo adaptado em quadra coberta, apenas para alunos das 13 escolas municipais, incluindo as da zona rural. Será a 13ª edição do evento idealizado pelo professor Hélvio Vieira Maia, com o apoio de professores e colaboradores da rede municipal de ensino.

Todas as seis provas serão disputadas no ginásio da Praça Municipal Baru de Pádua, entre 7h30 e 17h, com intervalos para lanches, almoço e a cerimônia de abertura, prevista para ocorrer às 13h. Os mais de 300 alunos inscritos, de ambos os sexos, estão divididos em duas categorias: A – de 6, 7 e 8 anos; B – de 9, 10 e 11 anos.

O grupo de crianças de menor idade vai competir entre 7h30 e 11h, enquanto que os demais de 13h30 às 17h. As 13 escolas foram divididas nas séries A e B e cada uma será representada por 12 alunos que participarão de provas nos períodos vespertino e matutino.

As provas oficiais programadas são: corrida de resistência de velocidade com revezamento, corrida com barreiras, salto em distância, salto com vara em distância, arremesso de peso e corrida em curva. Serão premiadas com troféus e medalhas, as três escolas melhores colocadas nas categorias A e B. Todos os participantes receberão medalha de participação.

Além de professor de educação física, Hélvio ocupou a função de Diretor Municipal de Esportes entre 1997 e 2000, anos antes de se tornar secretaria. Foi também presidente da Federação Mineira de Atletismo por 16 anos, de 1993 a 2009. Quando esteve na Alemanha, representando a Confederação Brasileira da modalidade, Hélvio conheceu o projeto da olimpíada de atletismo adaptado e o colocou em prática como novidade em Passos.

“Coincidentemente, na época, Rosa Beraldo era secretária de Educação e voltou. Fico feliz porque passaram várias pessoas na função dela e a Olimpíada só não aconteceu na pandemia da Covid 19. Eu sempre digo que o atletismo é a base do esporte, porque os atos de correr, saltar e lançar são aplicados em todas as modalidades”, ressaltou o coordenador do evento deste sábado.