Ícone do site Folhadamanha

Ocupação deve atingir 100% na rede hoteleira no Carnaval

PASSOS – Cidades que integram o Circuito Nascentes das Gerais esperam ocupação de 100% de leitos na rede hoteleira durante o Carnaval 2023. Em alguns locais, o índice já atingiu média de 80% e superou o movimento registrado nos últimos anos.

Para o gestor do circuito, Kleyber Silveira, a retomada do Carnaval após dois anos de restrições devido à pandemia de covid tem animado o setor de turismo na região. Segundo ele, algumas das 20 cidades que fazem parte do Circuito Nascentes das Gerais já estão com ocupação total na rede hoteleira e, em outras, restam poucos leitos disponíveis. Silveira também aponta que o fluxo e a permanência dos turistas neste Carnaval deve ser bem acima que os registrados em 2022.

O gestor aponta que os shows e desfiles de blocos, tanto os tradicionais como em cidades que estão retomando o Carnaval, têm despertado a atenção de turistas para a região, além dos atrativos naturais como o Lago de Furnas, a Serra da Canastra e pontos turísticos conhecidos, como os cânions e cachoeiras.

Em Capitólio, a expectativa para o Carnaval é otimista. No réveillon deste ano, o município atingiu 90% de ocupação na rede hoteleira, considerado o melhor índice após o acidente que causou a morte de dez pessoas em janeiro de 2022. O reposicionamento de Capitólio como destino turístico seguro foi impulsionado pela implementação de novas medidas adotadas após o plano “Reviva Capitólio – Viva o Mar de Minas”, idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Furnas

Após 11 anos, a Usina Hidrelétrica de Furnas reabriu as comportas devido à elevação do nível no reservatório. A medida, determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na primeira quinzena de janeiro atingiu cinco usinas de Furnas no Rio Grande e foi adotada para controlar o nível da água devido ao grande volume de chuva que atinge a região.

Para o turismo, a elevação no Lago de Furnas tem movimentado o setor e garantido otimismo para hotéis e pousadas. Na última quinta-feira, o Lago de Furnas estava com nível de 767,36, o que representa 94,76% da capacidade de armazenamento.

Carmo e Delfinópolis

Em cidades como Carmo do Rio Claro e Delfinópolis, as prefeituras adotaram medidas para incentivar o turismo durante o Carnaval. No Carmo, a administração decretou ponto facultativo na segunda-feira, 20, e até o meio dia da quarta-feira, 22. Na terça de Carnaval é feriado no município. Em Delfinópolis, a prefeitura implementou programação especial durante o fim de semana na travessia de balsas, com funcionamento simultâneo de três embarcações e saídas 24 horas por dia.

Alpinópolis

Em Alpinópolis, depois de 14 anos sem Carnaval, a prefeitura retomou os desfiles de blocos na cidade. Segundo a administração, 13 blocos participam do VentaFolia 2023.

Sair da versão mobile