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O sucesso dos documentários de crimes

‘Isabella: O Caso Nardoni’, filme recente da Netflix, somou 9,3 milhões de horas assistidas apenas na semana passada./ Foto: Divulgação.

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O interesse por documentários, reportagens e séries que abordam crimes reais não é uma novidade, mas se tornou um fenômeno que não para de crescer nos últimos tempos. Chamado de true crime, o gênero acabou se consagrando como ótimo negócio para realizadores e se espalham por todos os serviços de streaming.

Isabella: O caso Nardoni”, da Netflix, estreou há duas semanas no catálogo, mas acumulou 9,3 milhões de horas vistas apenas na semana passada. Com base em dados do período, o filme figura em primeiro lugar entre os longas de língua não-inglesa mais vistos da plataforma há duas semanas.

Outro sucesso recente do true crime foi “Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez”, da HBO Max, que estreou no ano passado. Apenas um mês após a estreia da série, ela já se tornou a produção original mais assistida do serviço de streaming no Brasil.

Em comum, os documentários baseados nos assassinatos de Isabella Nardoni e Daniella Perez exploram crimes que geraram ampla comoção nacional. E é exatamente essa a fórmula do sucesso do gênero: o público e a publicidade estão prontos antes mesmo das gravações, como explica o professor Noel Carvalho, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA – Unicamp).

O que interessa nesses casos, segundo o professor, não é o crime em si, mas “a sua irradiação e popularização pelos veículos”. “Os filmes reatualizam essa espetacularização, como se fosse um ‘bis’ para um público que já sabe o que verá”, comenta.

o lançamento de “Isabella: O Caso Nardoni”, porém, um novo elemento do gênero foi discutido: produções de true crime precisam, necessariamente, trazer novidades sobre o caso? Com os réus já julgados, o longa da Netflix trouxe apenas novas discussões sobre o tratamento do crime pela mídia e a vida de Anna Carolina Jatobá, condenada a mais de 26 anos de prisão pela morte de Isabella.

Mas, afinal, o true crime precisa mesmo ter essa carga informativa ou serve apenas como um gênero de “entretenimento”? E quais os limites éticos do interesse por crimes reais?

Para o pesquisador André Vilela, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV – USP), o true crime une três elementos que acabam por fidelizar o público: a curiosidade por casos extraordinários, a tendência em buscar explicações e a amplificação do caso na mídia.

Segundo Noel, essa exploração anterior da mídia de crimes reais é o tema mais abordado por documentários recentes. Ele ressalta que a maioria das produções aborda a espetacularização produzida pela mídia para recontar as histórias. “Não é o crime em si o que interessa, mas a sua irradiação e popularização pelos veículos”, afirma.

Os problemas que acompanham produções de true crime, conforme André, estão diretamente relacionados a uma busca por entretenimento. O pesquisador considera que esse foco em despertar interesse pode gerar “pouco compromisso com a veracidade ou precisão das informações”.

Noel, porém, explica que o “espetáculo” produzido anteriormente pela mídia é apenas refletido em documentários sobre crimes reais. Produções não têm o propósito principal de informar, mas de “reatualizar a espetacularização”, como o professor apontou anteriormente. “A informação existe, mas está ali a serviço de dar substância para o que realmente interessa, que é o espetáculo”, diz.

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