Ícone do site Folhadamanha

O que está por de trás dos tarifaços de Trump?

Foto: Reprodução

Ataíde Vilela

O mundo parece ainda estar assustado, confuso e não entendendo, o porquê das medidas anunciadas de tarifação por Donald Trump, presidente americano, sobre os produtos exportados por todos os países para os Estados Unidos. Acredito que para entender melhor esse assunto, é preciso rememorar e visitar alguns fatos ocorridos recentemente e que parecem já terem sido esquecidos. Para mim, um dos fatos determinantes para que Trump anunciasse as medidas de tarifação de produtos, importados de outros países, como da China, da Europa, México, Canadá, Brasil, etc. e que entram nos EUA, foi a provocação dos países do bloco BRINC’s, ao anunciarem a pretensão de substituir a moeda americana, o dólar por outras moedas, como referência para o mercado de exportações mundiais. Outro motivo importante, acredito ser a implementação da “Nova Rota da Seda” pela China. A antiga “Rota da Seda” foi uma grande rota comercial, criada no século II a.C. e que durou até o século XV. Ela ligava o oriente ao ocidente e tinha a seda como produto de muito valor comercial, sendo bastante cobiçada naquela época. A China era o único país, a dominar a técnica de produção da seda. Naquela época, passou a ser um importante instrumento de dominação e poder, não se limitando apenas ao comércio, pois difundia também a cultura, a língua e religião.

Trump que é inteligente, venceu a eleição para seu segundo mandato como presidente dos EUA, contrariando a maioria dos institutos de pesquisa, afirmando que os interesses dos americanos estariam em primeiro lugar (America First).  Como presidente, está fazendo exatamente, o que prometeu fazer em campanha. Para atingir seus objetivos, começou balançando e movimentando o tabuleiro internacional, buscando uma nova ordem mundial. É bom salientar aqui, que não tenho simpatia alguma e nem estou aqui fazendo a defesa dos atos e medidas tomadas por ele. É apenas uma análise política. Trump está utilizando uma velha tática muito utilizada em negociações, também conhecida de “colocar o bode na sala”. Essa tática, na realidade, é a criação de uma dificuldade a mais no processo de negociação para obter facilidades adiante. Assim, com esse artifício, ele gera a necessidade de todos os países negociarem um novo arranjo mundial, que a partir daí, estabelecerá um novo contexto para balizar as exportações de produtos no mundo. Além disto, é mais uma tentativa de dificultar e “barrar”, o avanço devastador de produtos chineses que inundam o mercado mundial. Não esquecendo aqui, o anúncio feito pelo presidente da China, Xi Jinping, sobre a “nova rota da seda”, que está sendo construída e que impactará ainda mais o mercado mundial.

Com essa tarifação, Trump cria condições, colocando dificuldades adicionais geradas por ele para vender facilidades no futuro. Ou seja, Trump propõe que todos os países sentem à mesa, para negociar novos protocolos do comércio mundial com os EUA. Coloca na mesa de negociação do comércio mundial, novos protocolos que atropelam os acordos da OMC(Organização Mundial do Comércio) ainda vigentes, mas que terão que ser revistos para atender os interesses dos americanos. No rol dessas discussões, entram matérias de interesse dos EUA, como a obrigação dos países do BRINC’s continuarem aceitando o dólar como moeda de referência para o mercado mundial de exportação, e outras coisitas mais…

A tática de “colocar o bode na sala”, segundo publicações, é de autor desconhecido e para quem não a conhece, foi criada com base numa parábola. Essa parábola diz, que um empregado de uma fazenda, cansado do ambiente de reclamações em casa, por ser esta muito pequena, reivindicou ao seu patrão, uma outra residência maior, com mais espaço e quartos para sua família morar.  Assim, o patrão muito esperto, disse ao seu funcionário que, a partir daquele dia, amarraria no centro da sala de sua casa um bode. Além da bagunça que causou, o bode tinha um mau cheiro de matar. Uma semana depois, toda a família do funcionário da fazenda, odiava o bode. Isso acabou fazendo que ele fizesse outra proposta ao seu patrão. Então, ele propôs que o bode fosse retirado de sua casa. Dessa forma, com a retirada do bode, todos os membros daquela família ficaram felizes e se deram por satisfeitos, mesmo com a casa pequena e apertada. Portanto, o que o presidente Trump, está fazendo, na minha opinião é exatamente isso, “colocou o bode na sala” de todos os países que exportam para os EUA. Assim, ele aguarda o momento certo, quando os países atingidos pelo aumento de tarifas, pedirem a “retirada do bode de suas salas”. Trump anunciará a retirada das tarifas e todos os países ficarão felizes com isto. E assim, uma nova ordem internacional estará estabelecida também, para felicidade geral dos americanos.

ATAÍDE VILELA, engenheiro civil, foi prefeito de Passos nas gestões 2005/2008 e 2013 a 2016.

Sair da versão mobile