Ícone do site Folhadamanha

Número de vereadoras eleitas diminui de 45 para 38 na região

Município de Bom Jesus da Penha terá o maior quantitativo de mulheres compondo o Legislativo./ foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – O número de mulheres eleitas para ocupar cargos de vereadora na região diminuiu 15,56% em comparação com a eleição de 2020. No último domingo, 38 candidatas foram eleitas. Nas eleições municipais de 2020, foram 45, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Proporcionalmente ao total de vagas para o cargo, que atinge 245 cadeiras nos 27 municípios da região, a presença das mulheres na legislatura 2025/2028 será de 15,51%.

De acordo com o tribunal eleitoral, 684 candidaturas femininas disputaram o pleito no último domingo, 6. Apenas 5,56% conquistaram o objetivo e vão representar a população nos próximos quatro anos.

Segundo o TSE, a Câmara de Bom Jesus da Penha terá, a partir do ano que vem, o maior número de vereadoras, com quatro representantes, cerca de 44,44% das nove cadeiras. Em 2020, o eleitorado do município elegeu duas mulheres, o que corresponde a um aumento de 100%.

Alpinópolis, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória e São Sebastião do Paraíso terão três representantes femininas na próxima legislatura, cada. Por outro lado,

oito municípios da região não elegeram nenhuma mulher nessas eleições. Em São Tomás de Aquino, a última vereadora eleita foi Cátia Carvalho (PMDB), na eleição de 2016.

Conforme dados do TSE, sete cidades aumentaram a representatividade feminina nas câmaras, em comparativo com os pleitos de 2020 e 2024. Já doze municípios registraram queda de candidatas eleitas e oito mantiveram o quantitativo de vagas destinadas às mulheres.

Reeleição

Entre as candidatas eleitas em 2024, oito mulheres conquistaram a reeleição, sendo duas em Passos, Aline do Social (PL) e Gilmara da Patas Amigas (União); duas em Delfinópolis, Jaqueline Esteticista (MDB) e Luciana da Rádio (PL); uma em Capitólio, Letícia Vallory (PT); uma em Itaú de Minas, Maria Elena Assistente Social (Agir); uma em Pratápolis, Janaína Giraldi (PSDB); e uma representante em São Sebastião do Paraíso, Cidinha Cerize (Novo).

Mais votadas

Cinco mulheres foram as candidatas mais votadas nos municípios onde disputaram o pleito. Aline do Social (PL) recebeu 3.014 votos e terminou a eleição em Passos na primeira colocação. Em 2020, a vereadora também terminou o pleito na ponta, com 2.394 votos.

A reeleita em Itaú de Minas, Maria Elena Assistente Social (Agir) também foi a mais votada em 2024, recebendo 408 votos. Em 2020, a vereadora conquistou o assento na Câmara com 522 votos, ficando em segundo lugar na disputa eleitoral.

Sandra do Nequinha (PSD), em Alpinópolis, Francielly Fisioterapeuta (MDB), em Bom Jesus da Penha e Jaqueline Esteticista (MDB), em Delfinópolis, são as outras mulheres mais votadas na região nessas eleições.

Sair da versão mobile