1 de fevereiro de 2025
Instituições de Ensino situadas no Sul de Minas realizaram 59.606 atendimentos. / Foto: Rerprodução
VARGINHA – As unidades do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Receita Federal no Sul de Minas foram responsáveis por 17% dos atendimentos realizados no programa da Receita Federal no país em 2024.
De acordo com informações da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Varginha, foram 59.606 atendimentos prestados pelos NAF das instituições de ensino no Sul de Minas. No país, foram 336.114. atendimentos.
Os NAF do sul de Minas ocupam duas das dez primeiras posições no ranking de atendimentos em 2024 no Brasil: 4ª Unifenas – Alfenas e 7º Unifal – Varginha. Entre as instituições de ensino que prestaram mais atendimentos aparecem ainda o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Campus Machado (13º lugar), Univas de Pouso Alegre (19º lugar) e Fadminas de Lavras (23º lugar).
As cinco instituições do Sul de Minas serão premiadas pela Receita Federal, na Categoria Ouro, por estarem entre as 30 primeiras em assistências no país.
Os principais serviços prestados pelo NAF são relativos a CPF, declaração de IRPF, declaração do MEI e declaração do ITR. O número de atendimentos presenciais e a distância dos NAF, reduz a procura de orientações nas Agências e no CAC da Receita Federal, diminuindo o tempo de espera para os cidadãos.
“Os atendimentos prestados pelo NAF beneficiam não só a população, mas todos os parceiros envolvidos no projeto. A Receita Federal compartilha o conhecimento fiscal, atendendo a diretriz internacional de melhoria contínua de programas de assistência tributária. Os cidadãos que não têm acesso ao serviço especializado conseguem atendimento de forma gratuita. Os estudantes são capacitados para o mercado de trabalho. E as instituições de ensino oferecem formação prática, além de atender à comunidade”, afirma o delegado da Receita Federal no Sul de Minas, Eduardo Antônio Costa.
Existem atualmente 34 NAF nas instituições de ensino parceiras na região da Delegacia da Receita Federal no sul de Minas, que contempla 158 municípios. Todos estão em plena atividade.
Em 2024, a Receita Federal promoveu treinamentos com temas diversos como Imposto de Renda, CPF, ITR, atendimentos previdenciários e comércio internacional para todos os NAF do país para contribuir com a formação dos futuros profissionais.
Em 2025, diversas instituições do Sul de Minas passarão a prestar assistência também para o Comércio Exterior (NAF Comex) e para assuntos previdenciários (NAF Previdenciário). O NAF Comex conta com a parceria dos Correios e Sebrae e o NAF Previdenciário com a parceria do INSS.
Sobre o NAF
O NAF é um acordo de cooperação entre a Receita Federal e instituições de ensino que busca disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. O acordo é também importante elemento da prática profissional para os alunos de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Engenharia, Relações internacionais, Ciências Econômicas e Comércio exterior.
O objetivo da Receita Federal com a implantação do NAF, em parceria com as instituições de ensino superior, é promover uma melhor qualificação dos acadêmicos, disponibilizar a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes carentes e desenvolver a moral tributária e a cidadania na sociedade.